Siga nossas redes

Negócios

Fãs da LG lamentam fim de era com saída da empresa do ramo de smartphones

A LG fabricava celulares há quase 25 anos, mas ficou atrás das rivais Apple e Samsung.

IMAGEM DECORATIVA TECNOLOGIA
REUTERS/Kim Hong-Ji

Fãs dos smartphones LG lamentaram a perda de celulares mais baratos com tecnologia Android, após a empresa sul-coreana anunciar que deixará de produzir dispositivos móveis. Os fãs elogiaram a marca pela inovação que ela já trouxe à indústria. 

Usuários de smartphones LG postaram homenagens nostálgicas nas redes sociais depois que a empresa anunciou sua saída do setor, citando uma queda prolongada nas vendas. A LG ainda detém cerca de 10% do mercado de smartphones dos EUA, de acordo com a Counterpoint, embora sua fatia global seja de apenas 2%.

“Por favor, libere o celular Rollable antes de partir”, disse um usuário em um fórum no Naver, maior portal de buscas online da Coreia do Sul, referindo-se à mais recente tecnologia de exibição expansível da LG, que promete um smartphone com tela que pode se expandir e virar um tablet. Esse conceito a empresa exibiu na feira de tecnologia CES, em janeiro.

Os fãs também recordaram alguns designs inovadores da empresa, como uma tela dupla em forma de T (LG Wing), e recursos que incluem um toque duplo para ligar e desligar a tela.

“A LG tem o melhor hardware de áudio de todos os celulares”, disse Kim Dong-woon, que já usou seis smartphones LG, à Reuters. “É uma pena que a LG esteja saindo do ramo.”

Analistas de tecnologia dos EUA comentaram o caso. “A LG nunca foi perfeita mas, em um mundo de telas chatas, eles entregaram alguns dos designs, ideias e recursos de telefone mais inovadores de todos os tempos”, disse o YouTuber Austin Evans no Twitter.

A LG fabricava celulares há quase 25 anos, mas ficou atrás das rivais Apple e Samsung, em parte devido ao marketing simples e às lentas atualizações de software. Sua divisão de smartphones registrou quase seis anos de perdas, totalizando cerca de US$ 4,5 bilhões no fim de 2020.

Apesar da tristeza do fãs, alguns concordaram com a decisão da marca, afirmando que essa saída era inevitável. “Já existiam indícios há muito tempo… e mesmo assim as coisas não melhoraram”, disse um usuário no Reddit.