Siga nossas redes

Negócios

Fitch revisa perspectiva do rating da C&A de negativa para estável

Agência destacou que a revisão reflete trajetória de desalavancagem financeira da varejista.

A agência de classificação de riscos Fitch Ratings revisou nesta segunda-feira (11) a perspectiva do rating corporativo da C&A (CEAB3) de negativa para estável.

A Fitch destacou que a revisão da perspectiva reflete a trajetória de desalavancagem financeira, “decorrente do fortalecimento da geração operacional de caixa e da rentabilidade da C&A”. Na visão da agência, a desalavancagem foi mais rápida do que o esperado.

A redução nos investimentos também contribui para a expectativa de fluxos de caixa livre (FCFs) positivos e recuperação dos indicadores financeiros.

Fachada da C&A no Shopping Catuai Palladium. Crédito: Divulgação.

Rating x concorrência

A agência também afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AA-(bra)’ da varejista e de suas primeira e segunda emissões de debêntures sem garantia real.

A Fitch reiterou em relatório que o rating ‘AA-(bra)’ da C&A está dois grau acima do da Guararapes Confecções, dona da Riachuelo (GUAR3). A nota reflete, de acordo com a agência, uma estrutura de capital menos alavancada após a desconsolidação do serviço financeiro, com expectativa de dívida líquida ajustada de 2,2 vezes para 2024, frente a 4,0 vezes da Guararapes.

“Ambas as empresas possuem perfil de negócios similar, concorrem na mesma faixa de renda e estão igualmente expostas ao desafiador ambiente de negócios”.

Em contrapartida, a Guararapes é mais verticalizada, destacou a Fitch, já que atua também nos ramos de confecção e distribuição. Ao mesmo tempo tem uma ooperação de financiamento ao consumidor mais madura, o que também a expõe a maiores riscos de inadimplência.

“As duas empresas mantêm adequado perfil de liquidez e gerenciável necessidade de refinanciamento em 2024”, destacou a agência.

Em relação à Zamp, dona do Burger King, o rating da C&A está um grau abaixo, “devido às características mais anticíclicas do segmento de quick service restaurants em relação ao de varejo de vestuário, que permite menor volatilidade nos fluxos de caixa ao longo dos ciclos econômicos”, destacou a Fitch.

O baixo tíquete médio, o histórico de disciplinado gerenciamento do capital de giro, característico da indústria, assim como a menor exposição competitiva da Zamp com empresas de porte similar são outros fatores que diferenciam os ratings.

Já a perspectiva negativa da Zamp reflete “as frustrações quanto ao fortalecimento em sua geração de caixa e trajetória de desalavancagem financeira, com projeção de dívida líquida ajustada/Ebitdar de 3,6 vezes em 2024”.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.