Siga nossas redes

Negócios

Fortes chuvas no Brasil podem afetar seguradoras, diz Fitch

Empresas expostas a propriedade e automóveis podem ser impactadas, diz agência.

As fortes chuvas recentes no Brasil que levaram a alagamentos e deslizamentos de terra podem afetar as seguradoras mais expostas aos segmentos de propriedade e responsabilidade civil (P&C, na sigla em inglês) e de automóveis, disse a agência de classificação de crédito Fitch em relatório nesta sexta-feira (3).

O chamado seguro de responsabilidade civil garante ao segurado, responsável por danos causados a terceiros, a proteção contra as indenizações a que for obrigado a efetuar.

“Esses eventos podem desencadear perdas não previstas para coberturas de automóveis e propriedade, principalmente quando se considera que os valores segurados desses ramos de negócios geralmente possuem baixa cobertura de resseguro no Brasil”, afirmou a agência.

Chuvas recordes que caíram sobre o litoral norte de São Paulo no fim de semana do Carnaval deixaram milhares de desabrigados e 65 mortos, segundo o governo do estado.

A agência observou, no entanto, que o impacto financeiro total causado pelo desastre na região deve ser limitado dada a baixa penetração de seguros no país.

A Fitch disse que o Brasil é comumente reconhecido por ter menor risco a catástrofes naturais do que os países vizinhos, mas que transformações causadas pelo aumento da temperatura do planeta nos últimos anos tornaram essas ocorrências mais comuns. A agência ainda destacou que a urbanização desordenada potencializa essas situações em diversos locais da costa brasileira.

“A maior frequência de catástrofes naturais causadas durante a estação chuvosa brasileira pode afetar negativamente a rentabilidade e capitalização de seguradoras mais concentradas expostas a P&C e cobertura de veículos”, segundo a agência, acrescentando que os ratings das companhias poderiam ser impactados.

  • Confira as ações da IRB Brasil RE (IRBR3)
Vista aérea de danos causados pelas fortes chuvas que atingiram a cidade de Ilhabela no litoral norte de São Paulo 19/02/2023 Tribuna do Povo/Caio Gomes/via REUTERS

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.