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Negócios

Frustrado com franquia, dentista abre escola para ajudar colegas empreendedores

Universidade, que tem cerca de 540 alunos, faturou R$ 6,5 milhões em 2022 e planeja dobrar de tamanho em 2023.

O cirurgião-dentista Matheus Marcondes, de 40 anos, tinha o propósito de empoderar outros colegas de profissão quando decidiu abrir, em 2018, a Smile University para treinar profissionais da área.

Em meio a um mercado altamente concorrido, com a presença de inúmeras franquias e consultórios particulares, o objetivo da escola (100% online) é, principalmente, ajudar o dentista na captação dos pacientes e na gestão do próprio negócio. 

“Não ter um paciente particular é só o primeiro problema do dentista, depois, quando o profissional tem o primeiro cliente, ele precisa lidar com outros problemas de gestão, como contratação, liderança e delegação”. 

A empresa, que tem atualmente cerca de 540 alunos matriculados, faturou R$ 6,5 milhões em 2022 e planeja dobrar de tamanho em 2023.

Marcondes está de olho em um segmento em plena expansão. Enquanto em 2019, o mercado global de edtechs (educação digital) foi avaliado em cerca de US$ 186 bilhões, a projeção é praticamente dobrar de tamanho e chegar a US$ 368 bilhões (R$ 1,93 trilhão) até 2025, segundo o EdTechX Global Report.

Do volume total movimentado, os cursos de educação complementar – nicho em que ele atua – respondem por 6,5%.

Foto: Divulgação

Frustrações

Mas antes da abertura da escola, Marcondes, que no início de carreira chegou a trabalhar em 17 clínicas ao mesmo tempo, enfrentou grandes frustrações quando decidiu se tornar sócio de uma rede de clínicas odontológicas no Paraná – na época, o empresário investiu R$ 1 milhão no negócio.

Em 2008, ele foi para São Paulo iniciar o plano de expansão da rede e comprou, com outros dois sócios, um edifício de cinco andares.

Em cada andar havia uma aérea da empresa, e a maior expectativa era em torno de um laboratório de próteses – a ideia era atender toda demanda da franqueadora no espaço.  

O laboratório, no entanto, deu mais gastos do que receitas e ele acabou vendendo o prédio. “Foi a pior época da minha vida. Ganhei mais de 80 quilos”, disse.

Depois de voltar para Londrina e assumir a função de diretor de operações da empresa, uma nova desilusão. “Comecei a trabalhar em outras cidades e a perceber que tinham falhas nos atendimentos. Voltei para os meus sócios e disse que, do jeito que estava, não acreditava mais no negócio”.

Ao notar que as unidades não tinham capacidade de atender e completar os tratamentos dos pacientes – o que levava a um enorme número de reclamações – o empresário vendeu os 33% da fatia que detinha na empresa.

Marcondes voltou para sua terra natal em Ibiporã, no Paraná, onde no passado tinha conseguido zerar em um ano a fila do siso da cidade. Disposto a iniciar uma nova jornada empreendedora, desta vez o objetivo do empresário era apoiar outros dentistas nos desafios do empreendedorismo. O empresário chegou a ler 77 livros sobre negócios e autoconhecimento em um ano.

“Desenvolvi uma metodologia chamada de inov5d e comecei a dar consultoria para dentistas. Queria fazer o bem para o mercado odontológico. Percebi que precisava ir para um caminho de empoderar o dentista; tem muita empresa que está empoderada, mas poucos profissionais dentistas estão”, disse.

Naquela época, porém, o empreendedor percebeu que estava cometendo os mesmos erros do passado. Foi quando decidiu apostar na venda online de consultorias e fundou a Smile University. “Estava novamente ficando longe da minha família e não queria mais passar por isso”.

Como funcionam os treinamentos 

De acordo com o empresário, os treinamentos oferecidos aos dentistas são embasados em um tripé que envolve entender por que o profissional faz o que faz; o produto que quer vender e quem quer atender.  

A inov5d foi inspirada nas faixas das artes marciais, que mudam de cor à medida que o atleta passa de nível. Porém, no lugar das faixas, o empresário separou os módulos em gorros, que vão do branco ao azul, com treinamentos baseados na fase de vida profissional que o dentista está passando. O gorro preto, que seria a etapa final, ainda não foi desenvolvido pela Smile.

No branco, por exemplo, a universidade ajuda o dentista a conquistar o primeiro paciente particular vindo da internet. Já no azul é implementada a cultura organizacional na clínica do dentista, com metas diárias de atendimento aos pacientes. As mensalidades para os módulos variam de R$ 1.000 até R$ 3.600. 

A escola também oferece cursos rápidos, como um um específico sobre implantes.

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