As ações da empresa de veiculação de mídia Eletromidia (ELMD3) avançam próximo a 15% na tarde desta segunda-feira (06) após a empresa informar que o Grupo Globo acertou acordo para comprar uma participação na companhia de veiculação de mídia por meio de paineis eletrônicos.
O acordo envolve a venda pelo fundo Vesuvius LBO, que tem 55,32% da Eletromidia segundo dados da B3, e pelo acionista Alexandre Guerrero Martins, de 12 milhões de ações, representativas de 8,57% do capital da companhia. O valor da transação não foi informado.
O negócio inclui como condição a “aquisição pelo comprador de, no mínimo, 8.997.563 ações da companhia por meio de operações em bolsa de valores” até 30 dias depois da assinatura do contrato e da aprovação do negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
O acordo também prevê estabelecimento de um novo termo de acionistas em que o grupo Globo poderá indicar um membro para o conselho de administração, “enquanto detiver uma participação mínima na companhia de 15% a 18% de seu capital social e direitos de proteção de minoritário”.
Análise
Em relatório, Bernardo Guttmann e Marco Nardini, analistas da XP Investimentos, consideraram o anúncio muito positivo, já que a entrada do maior grupo de mídia brasileiro valida a tese de investimento e potencial do segmento de mídia OOH (Out of Home ou fora de casa) podendo alavancar inclusive novos negócios.
“Também não descartamos a entrada da Globo no bloco de controle a médio prazo. Apesar da venda do controlador e do Guerrero, cabe destacar que a participação vendida pelo CEO representa 20% de sua participação acionária. HIG também continuará com participação relevante na companhia”, avaliaram os analistas.
*Com Reuters
Veja também
- Polimix compra pedreiras da Queiroz Galvão no Ceará e Rio de Janeiro
- Gerovital com Engov: EMS propõe fusão com a Hypera para criar maior farmacêutica do Brasil
- As opções da Azul: fusão com a Gol, emissão de ações ou recuperação judicial; ação cai mais de 20%
- Votorantim Cimentos vende operação na Tunísia para companhia chinesa
- Unilever, dona da Ben & Jerry’s, inicia discussões para venda da unidade de sorvetes avaliada em US$ 19,4 bi