Siga nossas redes

Negócios

Gol assina acordo para aquisição de 250 ‘carros voadores elétricos’

Operação deve ter início em meados de 2025.

Publicado

em

por

Estadão Conteúdo

Tempo médio de leitura: 2 minutos

A Gol (GOLL4) terá malha de aeronaves elétricas do tipo eVTOL (aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical), com previsão de início de operações em meados de 2025. A companhia aérea assinou, em conjunto com o Grupo Comporte, do acionista controlador, protocolo de intenções não-vinculante com a Avolon para aquisição e/ou arrendamento de 250 aeronaves.

“O Grupo Comporte está provendo os recursos requeridos para investimento nesse projeto, que utilizará a expertise em aviação da GOL para desenvolver a malha aérea utilizando as aeronaves VA-X4 eVTOL“, conforme o comunicado, citando o modelo criado pela empresa britânica Vertical Aerospace.

O VA-X4 pode transportar até quatro passageiros e um piloto, com alcance de 160 km (100 milhas) e velocidade máxima de 320 km/h (200 mph). “A aeronave eVTOL também produz 100 vezes menos ruído do que um helicóptero em voo de cruzeiro, e 30 vezes menos nos momentos de decolagem e pouso”, diz em nota, destacando a tecnologia de ponta com parceiros e fornecedores renomados, incluindo Honeywell, Microsoft, Rolls-Royce e Solvay.

Para a parceria, será feito estudo de viabilidade, incluindo a certificação da aeronave e análise da infraestrutura necessária para operar essa aeronave com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), e outras autoridades aeronáuticas nacionais e internacionais. “A Avolon espera concluir o processo de certificação do VA-X4 no Brasil até 2024, com a Companhiainiciando voos comerciais com o eVTOL como parte de sua malha aérea em meados de 2025”, conclui.

Veja também

  • IPO da Bluefit será 100% focado em expansão; vale a pena investir?
  • Com ABL de 800 mil m² e Americanas no portfólio, como o HGLG11 se diferencia?
  • Ações, análises e balanços; como um dia de sol afeta as previsões de lucro?
  • Evergrande: a chinesa que derrubou o mercado global
  • OCDE diz ainda ser cedo para reduzir suporte econômico, apesar da alta inflação
  • Bitcoin e ether desabam em dia de perdas generalizadas dos mercados

Invista de um jeito simples, sem economês. Aproveite a plataforma mais simples do mercado. Vem pro Nu invest!

Anúncio Patrocinado Probabilidades Samy Dana Probabilidades Samy Dana
ANÚNCIO PATROCINADO      Carteira de Dividendos Agosto

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.
Anúncio Patrocinado Cripto no App Nu