A Hermès ultrapassou a marca de € 300 bilhões em valor de mercado na sexta-feira, permitindo que a fabricante da famosa bolsa Birkin se aproximasse cada vez mais de sua grande rival na indústria de luxo, a LVMH.

As ações da Hermès atingiram um recorde após a empresa divulgar resultados acima das estimativas no quarto trimestre, avaliando-a em cerca de € 307 bilhões (US$ 322 bilhões) às 9h24 em Paris. A mudança ocorre menos de dois anos após a empresa ultrapassar a marca de € 200 bilhões em abril de 2023.

O aumento está permitindo que a Hermès diminua a diferença com a maior empresa do índice de referência francês CAC40, a LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SE. A dona da marca Christian Dior, que tentou , mas não conseguiu comprar a Hermès há mais de 14 anos, agora está avaliada em cerca de € 358 bilhões.

A marca também está se distanciando mais de pesos pesados ​​da indústria, como a fabricante de aviões Airbus SE e o grupo de energia TotalEnergies SE — ambos com capitalizações de mercado que são menos da metade daquelas do fornecedor de bolsas e cachecóis.

O rali mais uma vez destaca o papel descomunal que o setor de luxo desempenha no mercado francês. Além disso, ele mostra o desempenho relativo das ações das duas empresas: o valor de mercado da Hermès disparou para cerca de 86% do da LVMH, embora tenha menos de um quinto da receita de sua rival.

Para a Hermès, uma base de clientes leais e ricas que ainda está esbanjando em suas bolsas de couro e fragrâncias muito exclusivas a manteve forte, enquanto outras marcas como a Burberry Group Plc ou a Gucci da Kering SA lutaram em meio a reviravoltas. Até mesmo a Dior da LVMH mostrou sinais de fraqueza após aumentar os preços muito rapidamente nos últimos anos.

Um senso de exclusividade finamente calibrado e escassez gerenciada convergiram para uma estratégia vencedora para a Hermès. O modelo de negócios com oferta limitada garantiu que a demanda por suas cobiçadas bolsas, como a Birkin — nomeada em homenagem à falecida cantora e atriz britânica Jane Birkin — e a Kelly — inspirada na Princesa Grace Kelly — supere o que está em oferta. Fundada como fabricante de arreios em 1837, a Hermès desfruta de forte poder de precificação e listas de espera para seus produtos.