O InvestNews passa a publicar a partir desta terça-feira (01) matérias geradas com Inteligência Artificial generativa com foco nas principais empresas listadas na B3. O IA InvestNews vai monitorar os fatos relevantes divulgados ao mercado no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por um grupo selecionado de companhias. E, a partir desses comunicados, produzirá textos explicativos, incluindo o contexto e o histórico das companhias em questão.
O IA InvestNews vai funcionar como um assistente dos jornalistas responsáveis pela cobertura de negócios. A ferramenta deve trazer mais agilidade para a produção do conteúdo.
Um robô capta os fatos relevantes e identifica se eles são das empresas selecionadas pela equipe InvestNews. Na sequência, um agente ChatGPT produz um texto com base no fato relevante e em uma base de dados proprietária, sempre a partir de um prompt com critérios editoriais definidos pelo IN. Um segundo agente, desta vez um chatbot Claude (IA desenvolvida pela Anthropic), revisa o texto produzido para identificar se ele seguiu o padrão editorial. Tudo isso em questão de segundos.
Na última etapa há a intervenção humana: todos os textos gerados por IA passarão por um criterioso processo de validação e de edição da redação. Essa etapa é fundamental para garantir qualidade, senso crítico e precisão às reportagens do site e retroalimenta o fluxo de produção. As matérias publicadas passam a ser consultadas pelos agentes de IA na produção de novos textos a partir de novos fatos relevantes sobre a companhia.
Os textos produzidos com auxílio de IA estarão sempre identificados com o nome IA InvestNews como autor.