A indiana Reliance Industries disse nesta sexta-feira (29) que seu smartphone 4G de baixo custo, desenvolvido em conjunto pela sua subsidiária de Jio e o Google (GOGL34), da Alphabet, será lançado nas lojas durante a comemoração do Diwali por 6.499 rúpias (US$ 86,81).
O smartphone, fruto de um investimento de US$ 4,5 bilhões do Google na unidade digital da Reliance no ano passado, custará 1.999 rúpias e os usuários podem pagar o restante em parcelas mensais, informou a Reliance em um comunicado.
O dispositivo vem com um sistema operacional Android ajustado chamado Pragati, que significa progresso, e é direcionado aos compradores de primeiros smartphones com recursos como traduções rápidas em 10 idiomas indianos e um assistente de voz que pode ler o texto em voz alta na tela.
O presidente-executivo do Google, Sundar Pichai, disse esta semana que a parceria do dispositivo com a Jio era para investir em idiomas locais, além do inglês, para que muito mais indianos possam usar smartphones.
O preço do smartphone pode, no entanto, colocá-lo fora do alcance de uma parcela significativa de usuários de telefones de recursos básicos, disse Navkendar Singh, da consultoria de tecnologia IDC India.
Veja também
- Cogna, Ser, Ânima, Yduqs e o setor de educação na B3: essa é a hora de investir?
- ‘Não investir em REITs é apostar contra a economia dos EUA’, diz CEO da Investo
- Petrobras e Vale em dia de balanço: o que esperar das ações?
- Balanços do 3° trimestre de 2021: veja o calendário completo