Siga nossas redes

Negócios

JBS: anúncio de dupla listagem anima mercado e faz ação subir 9% no dia

Objetivo é destravar valor da ação, que hoje é negociada a múltiplos abaixo de seus pares.

Publicado

em

Tempo médio de leitura: 4 minutos

A produtora de carnes JBS (JBSS3) anunciou que vai propor uma dupla listagem de ações, no Brasil e nos Estados Unidos, com o objetivo de ampliar a capacidade para investir e crescer com menor custo de capital, informou a empresa nesta quarta-feira (12) em comunicado ao mercado. Após a notícia, o papel da companhia fechou em alta de 9%, a R$ 18,80.

A proposta, registrada nesta quarta-feira na SEC, a “CVM”dos Estados Unidos, fará com que sua estrutura de capital melhor reflita a plataforma global da empresa, e abre caminho para destravar o valor das ações, que hoje são negociadas a múltiplos abaixo da rival Tyson Foods e Pilgrim’s Pride, controlada pela própria JBS.

Instalações da JBS em Lapa, no Paraná
Crédito: REUTERS/Ueslei Marcelino

“A listagem nos EUA tem sido um assunto discutido há anos, e vemos isso como um aprimoramento para a estratégia de longo prazo da empresa de expansão inorgânica contínua para produtos de valor agregado, pois facilitaria ofertas primárias no futuro e uma possível reclassificação gatilho para os múltiplos da empresa”, escreveu o Itaú BBA em relatório.

Até o fechamento da véspera, a ação da companhia acumulava queda de 19,63% desde o começo do ano, e desvalorização de 43,86% em 12 meses.

Como deve ser a operação

A JBS anunciou que terá Brazilian Depositary Recipts (BDRs) Nível II negociados na bolsa B3, lastreados nas ações Classe A listadas na NYSE. A operação também prevê que investidores poderão escolher por deter ações classe B, que não serão negociadas nas bolsas, mas terão maior poder de voto.

Com faturamento anual de R$ 375 bilhões, operações industriais e escritórios comerciais em 24 países e exportação para mais de 190 países, a JBS vai manter sua estrutura operacional. São Paulo continuará sendo a sede da companhia, a despeito de a maior parte do faturamento ter origem nos EUA.

Busca por expansão

O CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, afirmou à “Reuters” que a operação, longamente aguardada pelo mercado, tem o mesmo “potencial transformacional” de quando o grupo abriu capital, em 2007, “que permitiu à companhia fazer um crescimento e se tornar a maior empresa de proteínas do mundo”.

Ele ressaltou que a dupla listagem não é uma oferta de ações (IPO) nos EUA, como foi cogitado no passado. Segundo Tomazoni disse à Reuters, a transação dá direitos políticos igualitários aos acionistas, controladores ou minoritários, e todos poderão converter suas ações pelas regras colocadas.

Para o CEO, a empresa terá aumentada a flexibilidade para acelerar sua estratégia de crescimento, que inclui ampliar sua participação no mercado de salmão, crescer na Europa, expandir a diversificação e a oferta de produtos de valor agregado e marcas.

Com a listagem dupla e uma maior base de investidores, a JBS poderá ter o “equity” como fonte de atração de capital. Segundo o CEO, uma eventual nova oferta de ações ocorreria sem grande diluição de valor para os acionistas, já que se espera que os papéis da companhia se valorizem ao longo do tempo.

“Pode fazer uma aquisição transformacional, porque tem um mercado que vai permitir. Se for o caso, fazer um ‘follow-on’ (oferta subsequente de ações) lá na frente. Não tem nada planejado, mas obviamente essa estrutura permite que a gente possa fazer”.

CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, à “Reuters”.

“Aí as ações vão estar valorizadas, acreditamos, e vai fazer uma emissão, vai diluir muito menos os investidores”, disse Tomazoni.

Neste caso, a empresa ainda teria acesso a uma base de investidores muito maior, uma vez que muitos só podem fazer aquisições de ações de empresas listadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

“Isso permite que a companhia possa fazer movimentos estratégicos… sem aumentar o seu endividamento”, disse o CEO à agência, lembrando que o fato de não estar listado nos EUA aumenta seu custo de capital em relação a concorrentes.

A proposta de listagem dupla ainda tem que ser submetida à assembleia geral extraordinária, sem data para ocorrer.

Mas executivos da JBS acreditam que as novas ações da empresa poderão estar sendo negociadas em dezembro deste ano em Nova York, se tudo correr conforme o programado.

*Com informações da Reuters

Veja também

ANÚNCIO PATROCINADO Confira

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.