Siga nossas redes

Negócios

José Mauro é indicado pelo governo para assumir Petrobras; saiba quem é

Marcio Andrade Weber é cogitado para liderar o conselho de administração da estatal.

Petróleo Petrobras
Visão aérea de uma plataforma da Petrobras na Bacia de Campos, a P-52 REUTERS/Bruno Domingos (BRAZIL)

O governo federal indicou José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da Petrobras (PETR3, PETR4) e Marcio Andrade Weber para liderar o conselho de administração da estatal, segundo nota do Ministério de Minas e Energia divulgada na noite desta quarta-feira (06).

A indicação dos novos nomes ocorre após as desistências do economista Adriano Pires para o cargo de presidente e de Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, que havia sido indicado para o comando do conselho.

No dia 28 de março, o presidente da República, Jair Bolsonaro, decidiu tirar o general Joaquim Silva e Luna do comando da empresa na esteira de uma sequência de reclamações de Bolsonaro sobre o aumento dos preços dos combustíveis.

Perfil dos indicados

José Mauro Ferreira Coelho ingressou, em 2007, na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), onde permaneceu até 2020, quando ocupava o posto de Diretor de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis.

Entre 2020 e 2021, atuou como Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis no Ministério de Minas e Energia (MME) e desde 2020 atua como presidente do conselho de administração da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural (PPSA).

Coelho é formado em química industrial pelas Faculdades Reunidas Professor Nuno Lisboa, tem especialização em Ciências dos Materiais pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), mestrado em Engenharia dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Márcio Andrade Weber foi diretor da Petroser entre 2007 e 2020, onde desenvolveu a participação da companhia nas atividades de E&P, navegação de apoio e sondas de perfuração para águas profundas.

Foi responsável como CEO da empresa BOS navegação (JV entre Petroserv e duas companhias estrangeiras) pela construção em estaleiros nacionais de quatro rebocadores de apoio. Paralelamente, como diretor da Petroserv participou na construção e operação de quatro plataformas de perfuração para águas profundas.

Weber é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), com especialização em engenharia de petróleo pela Petrobras. Ingressou na Petrobras em 1976 onde trabalhou por 16 anos, tendo sido um dos pioneiros no desenvolvimento da Bacia de Campos, e ocupou, em seguida, diversos cargos gerenciais e diretivos entre os quais se destacam atividades no exterior, na área internacional da Petrobras.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.

Últimas