A Lojas Renner (LREN3) teve prejuízo no primeiro trimestre, uma vez que a retomada de medidas mais rígidas de isolamento social no período fecharam várias das lojas físicas do grupo no período.
A companhia, também dona das marcas Camicado e Youcom, informou nesta quinta-feira (13) que teve prejuízo líquido de R$ 147,7 milhões de janeiro a março, ante lucro de R$ 7,1 milhões na mesma etapa de 2020.
“Só tivemos disponibilidade de 69% da carga horária disponível das lojas neste primeiro trimestre, contra 86% um ano antes”, disse à Reuters o vice-presidente de finanças e relações com investidores da Lojas Renner, Alvaro de Azevedo.
A receita líquida de vendas no período, R$ 1,36 bilhão, foi 12% menor ano a ano, acompanhando o declínio de 12,7% das vendas nas lojas. O efeito de fechamento de unidades físicas foi parcialmente compensado pelo salto de 173% nas vendas digitais, cuja participação no total subiu de 4% para 17,5%, disse o executivo.
O resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado ficou negativo em R$ 171,3 milhões, ante R$ 84,4 milhões de geração positiva em igual intervalo de 2020.
Segundo Azevedo, porém, os resultados a partir deste segundo trimestre devem mostrar forte recuperação. Além disso, o período de vendas do Dia das Mães “foi o melhor da história da Renner”, afirmou ele, com as lojas físicas vendendo 20% mais do que na mesma etapa de 2019.
Nesta quinta-feira outros varejistas também relataram fortes desempenhos no período, principal data do varejo depois do Natal, embora sem darem dados precisos. Casos de Cia Hering (HGTX3) e Via (VVAR3).
A Lojas Renner abriu cerca de 20 lojas no primeiro trimestre, dentro do plano de abrir 30 até o fim do ano. Uma das inaugurações foi de uma loja piloto na cidade gaúcha de Garibaldi.
Com área menor do que as lojas tradicionais da Lojas Renner, a unidade nasce para o omnichannel, aquele em que a unidade física serve em grande parte para entrega de produtos vendidos por canais digitais.
A Lojas Renner também pretende inaugurar a partir do primeiro trimestre de 2022 um centro logístico de 163 mil metros quadrados na cidade paulista de Cabreúva (SP), que vai atender as três marcas do grupo e também dar suporte às operações do recém-lançado marketplace da Lojas Renner, que inclui vendas de produtos de terceiros.