Siga nossas redes

Receita líquida: entenda o que é e como calcular

Os dados de receita líquida ajudam empresas a avaliar a saúde financeira dos negócios, mas o investidor deve levar em consideração uma variedade de indicadores.

A imagem mostra uma mulher usando uma blusa social branca fazendo contas de receita líquida em uma calculadora enquanto segura um papel em sua outra mão. A mesa em que ela se apoia é branca e contém, também, um notebook prateado e alguns papéis com gráficos.
(Foto: Shutterstock / Amnaj Khetsamtip)

A receita líquida é um dos dados utilizados para entender como está a saúde financeira e estratégica de uma empresa. Essa informação é usada por empreendedores ao acompanhar a evolução do negócio e por investidores que buscam uma possibilidade futura de ganhos.

Veja abaixo algumas perguntas e respostas para entender a diferença entre receita líquida e receita bruta e outros tópicos importantes sobre o tema, como o lucro líquido.

O que é a receita líquida?

Receita líquida é o total de dinheiro que uma empresa recebe pela sua atividade depois de deduzir os custos relacionados à venda do produto e/ou serviço. Estes custos incluem os impostos sobre as vendas, gastos com devolução, descontos e abatimentos.

A parte da receita considera todas as entradas feitas à vista e no crédito. Já as despesas somam o que o negócio deve pagar para comercializar algo. É por isso que esse tipo de receita avalia quanto um negócio ganhou “limpo” no período.

A receita líquida não é propriamente um indicador, e sim parte de um conjunto de informações que compõem a Demonstração do Resultados do Exercício (DRE). As empresas de capital aberto (que têm ações negociadas na bolsa) são obrigadas a divulgar esse relatório de forma pública. 

Outros tipos de organizações, como as Sociedades Limitadas (LTDA.), não precisam publicar, mas devem manter o documento em seus arquivos para o caso de haver alguma auditoria.

Relatórios como esse são importantes para gestores observarem o desempenho de uma empresa. Eles também servem para os investidores que utilizam análise fundamentalista para escolher ações no mercado. 

Qual a diferença entre receita líquida e receita bruta?

A receita bruta é o valor total que entrou no caixa da empresa a partir da venda do produto ou serviço que ela oferece. Ela corresponde a toda a receita das vendas, antes de ser feita qualquer dedução. O cálculo leva em conta o valor de cada produto ou serviço multiplicado pela quantidade de vendas feitas no período de análise.

Receita bruta = valor unitário de um item ou serviço x quantidade de vendas

a receita líquida é o resultado da receita bruta descontados os impostos e deduções sobre a atividade dela.

Como calcular a receita líquida?

A imagem mostra uma notebook prateado com teclas pretas, uma calculadora, uma caneta azul, algumas moedas e um celular branco. Todos esses objetos estão dispostos em cima de papéis com gráficos e outras informações.
A receita líquida pode ser obtida por meio de um cálculo bastante simples. (Foto: Shutterstock / Pixel-Shot)

A receita líquida é o resultado da relação entre a receita bruta e as despesas das vendas. É considerado o valor total da entrada de dinheiro no período que vai ser analisado e extrair os custos das vendas de produtos ou a prestação de serviços.

Receita líquida = receita bruta – despesas das vendas

Para chegar ao resultado, é preciso tirar todas as despesas descontadas durante e após a venda, como:

  • Taxas;
  • Despesas para efetivar a venda e para fazer o cancelamento dela;
  • Impostos, como: Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A receita líquida ainda pode ser subdividida em duas categorias:

  • Receita Operacional Líquida (ROL): Ela representa a parte da receita líquida relacionada às vendas, à operação principal da empresa.
  • Receita líquida não recorrente: Esse tipo de receita corresponde a uma entrada de dinheiro que não estava prevista, que é eventual. Um exemplo de receita não recorrente é quando a própria empresa vende um ativo dela.

As duas categorias acima são de extrema importância para avaliar quando o caixa robusto e repentino de uma empresa não é um resultado das vendas. Pelo contrário, a venda de um ativo pode ser um processo de enxugamento de despesas, para investir em crescimento ou, no pior caso, para pagar despesas e dívidas.

O que muda da receita líquida para lucro líquido?

Para se chegar ao número do lucro líquido, uma vez que a receita líquida é calculada, deve-se extrair dela todas as demais despesas da empresa. A partir disso, chega-se ao lucro líquido, que é o quanto o negócio realmente faturou no período.

Se compararmos as despesas de uma empresa com nossa vida financeira pessoal, o lucro líquido representa aquela alegria de ver dinheiro sobrando depois que todas as contas foram pagas. 

No caso das empresas, o lucro líquido mostra se a empresa já está se pagando e lucrando ou se é preciso usar mais dinheiro para conquistar mais mercado, por exemplo. 

O que analisar na receita líquida?

A receita líquida pode ser comparada isoladamente com anos anteriores. Dessa forma, é possível saber se ela vem crescendo ou diminuindo ao longo do tempo. No entanto, uma análise mais detalhada inclui todos os outros dados da demonstração de resultados. Outros documentos, como o balanço patrimonial, podem enriquecer o estudo sobre a empresa.

Se considerarmos, por exemplo, a diferença entre a receita bruta e a receita líquida, ela pode indicar se o custo das vendas está muito alto. Se estiver acima do ideal, uma opção para a empresa pode ser rever o contrato com fornecedores e parceiros envolvidos nessa etapa ou reduzir o número de devoluções.

A relação entre a receita líquida e o lucro líquido também revela se os demais custos da empresa estão inflados. Por outro lado, esse dado pode indicar que estão sendo feitos investimentos em melhorias que vão gerar mais receita em breve.

Análise fundamentalista

A proposta da análise fundamentalista é avaliar os dados da empresa, seu mercado de atuação e a economia em geral. Por isso, a divulgação dos balanços é muito importante para embasar esse tipo de análise.

Os dados da receita líquida na demonstração de resultados, junto com outras informações sobre o plano de ação da empresa, podem trazer respostas a perguntas como:

  • A estrutura da empresa está enxuta?
  • A receita e os lucros vêm crescendo ao longo do tempo?
  • Qual é a estratégia de crescimento para os próximos anos? 
  • Quais investimentos ela pretende fazer para seguir essa estratégia?
  • Como ela está em relação aos concorrentes?

A ideia desse tipo de análise é avaliar se uma empresa é uma boa oportunidade de investimento, ou se o momento é de baixa e a melhor opção é vender e escolher outra companhia. De qualquer maneira, a recomendação é ter sempre em mente que ações são investimentos de renda variável, por isso é necessário fazer uma boa avaliação dos riscos e do perfil do investidor.

Veja também:

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.