O Grupo Fleury (FLRY3) registrou uma queda de 28% no lucro líquido durante o terceiro trimestre de 2021, para R$ 95 milhões, ante o mesmo intervalo do ano passado. Segundo relatório de resultados, excluindo os efeitos não recorrentes, principalmente o incidente cibernético (que afetou os sistemas da empresa em junho deste ano) e a restruturação organizacional, o lucro líquido ajustado totalizou R$ 103,5 milhões no período.
A receita líquida chegou a R$ 1 bilhão, um avanço de 17,6% frente ao mesmo intervalo do ano passado, resultado do crescimento de 17,3% da receita bruta e da redução das glosas e abatimentos.
O lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebtida, na sigla em inglês) totalizou R$ 288,6 milhões, redução de 10,9% em comparação ao terceiro trimestre de 2020, e margem de 28%. Excluindo os efeitos não recorrentes, o Ebitda recorrente somou R$ 300,7 milhões, com margem de 29,2%, segundo a companhia.
A empresa de medicina diagnóstica informou ainda que durante o terceiro trimestre os exames de análises clínicas tiveram expansão de 9,1% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. Os de imagem subiram 16,8%. “Além disso, pela primeira vez registramos um volume maior que o do período pré-pandemia, numa expansão de 10,6% em relação ao terceiro trimestre de 2019”, esclareceu o Fleury.
Em relação à covid-19, foram realizados 400 mil exames no período, o equivalente a 6% da receita bruta – o menor índice desde que a empresa começou a oferecer o serviço. “O crescimento da receita em exames eletivos reflete a menor dependência dos exames de covid-19”, disse.
Projeção
O Fleury também informou que decidiu descontinuar e considerar concluída a estimativa de abertura de novas unidades de atendimento para o período entre os anos de 2017 e 2021 por meio do plano de expansão orgânico. A empresa previa a inauguração de 73 a 90 unidades para o período.
Até o momento foram inauguradas 55 unidades do plano de expansão das marcas que faziam parte do Grupo Fleury na data de divulgação da estimativa, o equivalente a 75% do ponto inferior da projeção.
“Além das 55 unidades inauguradas no plano de expansão orgânico, a companhia realizou oito aquisições de marcas de medicina diagnóstica, adicionando 112 novas unidades ao seu portfólio de marcas, sendo 44 unidades em regiões onde já possuía operação e 68 unidades em novas regiões”, disse em nota.