O McDonald’s Corp. reportou nesta terça-feira (31) vendas trimestrais comparáveis que superaram as estimativas de Wall Street, impulsionadas por preços mais altos do menu, maior tráfego em restaurantes e ganhos na maioria dos principais mercados.
O presidente-executivo do McDonald´s, Chris Kempczinski, no entanto, afirmou que a empresa espera que “as pressões inflacionárias de curto prazo continuem em 2023”, conforme comunicado divulgado junto com o balanço.
As vendas globais nas mesmas lojas da rede de fast food aumentaram 12,6% no quarto trimestre encerrado em 31 de dezembro, em comparação com as estimativas de um aumento de 8,6%, segundo dados IBES da Refinitiv. As vendas no Reino Unido, Alemanha e França também cresceram apesar dos temores de uma recessão na Europa.
A empresa reportou lucro de US$ 2,59 por ação, um aumento de 19%.
Como outras cadeias de fast food, o McDonald’s, com sede em Chicago, elevou os preços de seus hambúrgueres e batatas fritas no ano passado para acompanhar o aumento dos custos de commodities e mão de obra.
Além disso, o tráfego aumentou 5% no ano de 2022, pois as refeições do McDonald’s permaneceram mais baratas do que muitos concorrentes, atraindo consumidores de baixa renda.
Em outubro, o diretor financeiro da empresa, Ian Borden, disse que o McDonald’s estava “ganhando participação agora entre os consumidores de baixa renda” nos Estados Unidos por causa da “acessibilidade”.
Ele não definiu “baixa renda”, mas o provedor de dados NPD Group define renda familiar anual de US$ 75 mil ou menos como “renda mais baixa”.
A empresa lançou seu Cactus Plant Flea Market Box –uma versão adulta de seu Mc Lanche Feliz– com itens de menu principais, incluindo seu Big Mac e Chicken McNuggets, ajudando a registrar vendas nos EUA melhores do que o esperado.
As visitas às lojas do McDonald’s nos EUA aumentaram 26% no quarto trimestre em relação a 2019 e quase 30% em comparação com o ano anterior, de acordo com dados da empresa de análise de localização Placer.ai. Isso é comparado a um declínio de 0,6% para fast food em geral no quarto trimestre em relação ao ano anterior.
“Embora a reputação do McDonald’s como um player de valor ajude em um ambiente em que os consumidores de baixa a média rendas procuram esticar os orçamentos domésticos, a empresa também está impulsionando as visitas por outros meios, como refeições com celebridades e outras parcerias de marketing, seu programa de fidelidade e melhoria de operações no drive-thru”, disse o chefe de pesquisa analítica da Placer.ai, RJ Hottovy.
As visitas a algumas outras cadeias de fast-food começaram a cair no verão passado, quando aumentaram os preços do menu, disse ele.
As vendas comparáveis do McDonald’s nos Estados Unidos aumentaram 10,3% no trimestre. A receita global caiu 1%, para 5,93 bilhões de dólares, devido ao impacto do dólar mais forte em relação a moedas estrangeiras. Em moedas constantes, a receita aumentou 5%.
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