Marcos Galperin, cofundador do Mercado Livre, afirmou que se concentrará em projetos de inteligência artificial (IA) após deixar o cargo de CEO, como parte de uma transição de liderança na gigante de e-commerce e tecnologia financeira.

Galperin, que liderou a empresa mais valiosa da América Latina por 26 anos, disse que continua “tão animado quanto sempre” com o futuro da empresa, especialmente com a exploração da IA. “A IA torna extremamente gratificante intelectualmente trabalhar em uma empresa como a nossa”, disse Galperin no podcast da empresa, lançado na segunda-feira.

Novo CEO no Mercado Livre

Ariel Szarfsztejn, executivo da empresa desde 2017 e que assumirá o cargo de CEO no início de 2026, afirmou que seu objetivo é aproveitar o impulso da empresa.

“Esta é uma história de continuidade e não de mudanças drásticas”, afirmou. “Meu desafio é manter as prioridades que temos em nossa lista.”

Entre elas, estão o aprofundamento da adoção do comércio eletrônico na América Latina, onde apenas 15% das vendas no varejo são atualmente online, o crescimento dos negócios de publicidade da empresa e a expansão do acesso a serviços financeiros digitais.

Tanto Galperin quanto Szarfsztejn veem a IA como uma ferramenta para expandir seus negócios em comércio eletrônico, publicidade e serviços financeiros.

Da melhoria dos modelos de risco de crédito à otimização de rotas de entrega e o fortalecimento de recomendações de produtos mais inteligentes, a IA já está sendo incorporada em todas as plataformas da empresa.

Mudança na Gestão

“A transição de liderança está em andamento há anos“, disse Galperin, descrevendo-a como um dos desafios mais difíceis para um fundador.

“Nunca seria o momento certo, porque, como fundador, é emocionalmente muito difícil”, disse ele. “Mas o que me fez decidir foi quando percebi que precisava parar de pensar nisso como uma decisão pessoal sobre o que é melhor para mim e, em vez disso, pensar no que é melhor para a empresa.”

Galperin acrescentou que permanecerá profundamente envolvido em decisões estratégicas, incluindo alocação de capital, e apoiará Szarfsztejn nos próximos anos, dedicando mais tempo à IA e à inovação.
O Mercado Livre, que deve divulgar seus resultados em 4 de agosto, selecionará o substituto de Szarfsztejn como chefe de e-commerce dentro da empresa.

“Esses tipos de transição criam muitas oportunidades para muitas pessoas na empresa“, disse Galperin. “Este é um setor em rápida transformação, e acredito que uma gestão mais jovem faça muito sentido.”