A OpenAI e a Microsoft estão em negociações para revisar os termos de sua parceria, em um movimento que pode permitir que a criadora do ChatGPT abra capital futuramente — sem comprometer o acesso preferencial da Microsoft às tecnologias de inteligência artificial, segundo informações do Financial Times publicadas neste domingo (12).
Fontes próximas ao assunto disseram ao jornal britânico que a Microsoft estaria disposta a abrir mão de parte de sua participação acionária na nova estrutura comercial da OpenAI em troca do direito de continuar acessando os modelos de IA desenvolvidos pela empresa após 2030 — ano em que expira o contrato atual entre as duas companhias.
O acordo original, assinado quando a Microsoft investiu US$ 1 bilhão na OpenAI em 2019, precisa ser reestruturado para acomodar a evolução do negócio. Desde então, a big tech investiu mais de US$ 13 bilhões na startup e se tornou sua principal parceira tecnológica e comercial.
Segundo a Bloomberg, a OpenAI estaria recuando do plano de se tornar uma empresa tradicional com fins lucrativos, diante da pressão de ex-funcionários, acadêmicos e figuras influentes do setor, como Elon Musk.
Apesar das mudanças em avaliação, a Microsoft quer garantias de que sua posição estratégica — e seu investimento bilionário — estejam protegidos em qualquer novo arranjo. A empresa é considerada o principal obstáculo a uma reformulação radical da OpenAI neste momento.
© 2025 Bloomberg LP