A Microsoft planeja investir US$ 80 bilhões em seu ano fiscal atual, que vai até junho de 2025, na construção de novos data centers, dando mais uma demonstração da intensidade de capital necessário para desenvolver a inteligência artificial.

Mais da metade desses recursos será aplicada nos Estados Unidos, informou Brad Smith, presidente da Microsoft, em publicação divulgada nesta sexta-feira (3). Os recentes avanços em IA são resultado de “investimentos massivos em infraestrutura que servem como fundamento essencial para a inovação e aplicação da inteligência artificial”, escreveu Smith.

LEIA MAIS: A vez do Brasil nos data centers: empresas colocam bilhões em campo à espera da explosão da IA

Provedores de computação em nuvem como Microsoft e Amazon competem para expandir sua capacidade de processamento através da construção de novos data centers — instalações que concentram milhares de computadores interligados. No ano fiscal anterior, encerrado em junho de 2024, a Microsoft já havia investido mais de US$ 50 bilhões em infraestrutura, principalmente na construção desses centros, impulsionada pela crescente demanda por serviços de inteligência artificial.

Ilustração: Daniela Arbex

Smith também fez um alerta ao futuro governo Trump contra “regulamentações excessivas” na área de IA. “A principal prioridade da política pública dos EUA deve ser garantir que o setor privado americano possa continuar avançando com apoio governamental”, afirmou.

LEIA MAIS: Amazon recorre à energia nuclear para atender seus data centers

O executivo defendeu que o país precisa de “uma política de exportação equilibrada, que proteja componentes essenciais de IA em centros de dados seguros, mas permita que empresas americanas se expandam rapidamente e forneçam tecnologia de forma confiável para países aliados”.

© 2025 Bloomberg L.P.