A Mubadala Capital tem um processo interno em andamento para preparar a venda do Porto Sudeste, disse o diretor executivo da Mubadala Capital Brasil, Leonardo Yamamoto, nesta segunda-feira.
O porto, que tem foco no minério de ferro, é detido pela Mubadala com a trading de commodities Trafigura. O Trafigura Group e o Mubadala Capital exploram a venda do terminal portuário que compraram de Eike Batista há cerca de uma década, segundo pessoas com conhecimento do assunto.
Em 2014, Trafigura e Mubadala compraram o controle acionário do Porto Sudeste da MMX Mineração & Metálicos, empreendimento de Batista. No âmbito dessa operação, também assumiram instrumentos híbridos vinculados a royalties do terminal. Os dois detêm cerca de 85% desses títulos, disseram as pessoas.
LEIA MAIS: Nas áreas VIPs do GP Brasil de F1, Mubadala traz altos executivos para fecharem negócios
O porto embarcou 26,1 milhões de toneladas de minério de ferro no ano passado, acima dos 17,4 milhões de toneladas do ano anterior, mas ainda abaixo da sua capacidade de 50 milhões de toneladas, segundo dados trimestrais divulgados.
O Mubadala planeja utilizar os recursos para aumentar o seu investimento numa refinaria na Bahia que pretende produzir diesel verde e querosene de aviação sustentável, disse uma das pessoas.
*Com informações da Reuters e da Bloomberg
Veja também
- Vivara escolhe quarto CEO em menos de um ano
- Nubank atinge 100 milhões de clientes no Brasil
- Suécia escolhe Embraer C-390 Millennium como nova aeronave militar de transporte tático
- Em mudança de estratégia, Toyota planeja aumentar produção na China, dizem fontes
- Alta dos preços ao consumidor na China é o mais lento em 4 meses, apesar de estímulo