Siga nossas redes

Negócios

Na Índia, maior fábrica de scooters do mundo só contrata mulheres

Futurefactory, da startup Ola, vai empregar mais de 10 mil funcionárias em Krishnagiri.

Bhavish Aggarwal, líder da Futurefactory

A nova fábrica de scooters elétricos da Ola Electric Mobility pretende construir 10 milhões de veículos de duas rodas por ano, ou 15% dos e-scooters do mundo até 2022, em uma operação dirigida e administrada inteiramente por mulheres.

Liderado por Bhavish Aggarwal, o negócio de mobilidade eletrônica é uma continuação da startup Ola, que deve fazer sua estreia ao público no próximo ano. A visão para seu mais novo empreendimento é fornecer ao mundo “mobilidade limpa, uma pegada de carbono negativa e uma força de trabalho inclusiva”, disse o fundador.
 
O primeiro grupo de trabalhadores começou esta semana na fábrica em Krishnagiri, a cerca de 2,5 horas a sudeste de Bangalore, que custará US$ 330 milhões para ser concluída. “Em plena capacidade, a Futurefactory vai empregar mais de 10.000 mulheres, tornando-a a maior fábrica só para mulheres do mundo e a única fábrica automotiva só com mulheres no mundo”, escreveu ele em um blog nesta segunda-feira.

Apoiada pelo SoftBank Group e Tiger Global, Ola Electric pretende lançar uma scooter a cada dois segundos depois de completar uma expansão planejada no próximo ano. A fábrica será substancialmente automatizada e incluirá 3.000 robôs trabalhando ao lado da força de trabalho feminina.

O objetivo de Aggarwal é eventualmente montar uma linha completa de veículos elétricos, incluindo veículos de três rodas e carros. A e-scooter S1 inaugural da Ola terá preço de 99.999 rúpias (US$ 1.360) para competir com as tradicionais motocicletas de duas rodas na Índia. As exportações devem começar ainda este ano.

“Oferecer oportunidades econômicas às mulheres melhora não apenas suas vidas, mas também a de suas famílias e, na verdade, de toda a comunidade”, disse Aggarwal. A participação das mulheres na indústria de manufatura local é de apenas 12% e “para que a Índia seja o centro manufatureiro do mundo, devemos priorizar a qualificação e a geração de empregos para nossa força de trabalho feminina”, disse o fundador no blog.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.