A Neoenergia informou nesta terça-feira (22) que celebrou um contrato com o fundo de investimento Unique Power para a venda de 50% das novas ações a serem emitidas na Neoenergia Transmissão. A transação envolveu um aumento de capital na Neoenergia Transmissão, com aporte da participação acionária da Neoenergia na Itabapoana, avaliada em R$ 127,5 milhões.
Segundo a empresa de energia, o Unique Power passa a integrar o acordo de acionistas com a Warrington, mantendo a co-gestão da Neoenergia Transmissão.
A conclusão do negócio ainda depende de aprovações do Cade e da Aneel. A transação, segundo a Neoenergia, é a primeira após o acordo de desenvolvimento com a Warrington, assinado em abril de 2023, que inclui direitos de oferta de ações por parte da Warrington em ativos de transmissão.
Ainda segundo a Neoenergia, a dívida líquida da Itabapoana, que estava em R$ 577 milhões no fim de dezembro, “já se encontra desconsolidada, uma vez que, em dezembro de 2024, a Itabapoana havia sido classificada como ativo não circulante, mantido para venda”.
Uma das maiores empresas de energia elétrica do Brasil, a Neoenergia é controlada pela espanhola Iberdrola e atua em geração, transmissão e distribuição. Em fevereiro, ela foi uma das empresas habilitadas a participar do leilão de reserva de capacidade que a Aneel vai realizar em junho.
Disclaimer: Este texto foi escrito por um agente de inteligência artificial a partir de informações oficiais e de bases de dados confiáveis selecionadas pelo InvestNews. O trabalho foi revisado pela equipe de jornalistas do IN antes de sua publicação.