A OpenAI, controladora do ChatGPT, está procurando parceiros para montar um centro de dados na Índia com capacidade de pelo menos 1 gigawatt. Assim, a empresa estabelece sua presença em um mercado-chave para a OpenAI.

A empresa já começou a contratar profissionais para expandir sua equipe local. São três vagas de vendas na Índia que exigem pelo menos sete anos de experiência. A empresa deve anunciar novas contratações em breve. Atualmente, a OpenAI tem apenas uma funcionária na Índia — Pragya Misra, que lidera políticas públicas e parcerias no país desde que ingressou na empresa no ano passado.

Uma presença maior e mais funcionários em campo ajudarão a OpenAI a fortalecer parcerias com o governo, empresas e desenvolvedores no país de 1,4 bilhão de habitantes, conhecido por seus talentos em tecnologia.

A empresa se comprometeu a trabalhar com o governo federal em um projeto de US$ 1,2 bilhão, que busca desenvolver modelos de linguagem para a região.

A expansão também destaca o esforço da OpenAI para ajudar a moldar as regulamentações iniciais em uma tecnologia que está mudando rapidamente. O país mais populoso do mundo representa uma enorme oportunidade para empresas globais de tecnologia, mas também um mercado que, às vezes, se mostra difícil para elas navegarem.

A OpenAI não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Avanço na Ásia

O plano de construir um novo centro de dados pode marcar um grande avanço na Ásia para o impulso da infraestrutura de inteligência artificial da empresa com a marca Stargate, informou a Bloomberg.

O local e o cronograma do projeto proposto pela OpenAI na Índia permanecem incertos, acrescentando que o presidente-executivo Sam Altman pode anunciar a instalação durante sua visita ao país ainda em setembro.

Em janeiro, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou o Stargate, um investimento do setor privado de até US$ 500 bilhões para infraestrutura de IA, financiado pela SoftBank, OpenAI e Oracle .