[Atualizado em 28 de maio de 2024 com os sete vídeos da série]
Todo mundo tem alguma opinião sobre inteligência artificial. O difícil é achar quem de fato saiba explicar o que é a IA e como ela está mudando o mundo.
Mas o InvestNews encontrou: Ronaldo Lemos, advogado e cientista-chefe do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio) é um divulgador científico que se tornou referência no Brasil quando o assunto é o impacto da IA na vida e no trabalho.
Em uma série de vídeos exclusivos, Lemos mostra o que é exatamente a inteligência artificial e quais são os protagonistas desta revolução tecnológica. Também define alguns perigos associados à IA e destaca o trabalho do CEO da OpenAI, Sam Altman.
Ronaldo Lemos, que foi o autor do Marco Civil da Internet (2014), defende que o Brasil desenvolva uma legislação própria a fim de regulamentar a inteligência artificial, em vez de simplesmente replicar as regras que ainda serão postas em prática em outros lugares do mundo. Este projeto é liderado por ele e por um grupo representativo da sociedade civil na consulta pública O que queremos da IA?.
A série de vídeos está publicada no canal do YouTube do InvestNews e nas nossas redes sociais. Aqui, você pode ver cada um deles:
1) O que é inteligência artificial?
As definições sobre inteligência artificial não são de hoje, mas o assunto pegou fogo recentemente, quando a capacidade de processamento de dados deu um salto.
2) O que é IA generativa?
A inteligência artificial generativa é a protagonista do momento em termos de inovação tecnológica. Os grandes destaques são o ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google, mas existem outros players importantes lutando por espaço neste novo mercado. Neste vídeo, Ronaldo Lemos explica o que está acontecendo de mais importante no mundo da AI neste momento.
3) Os protagonistas da IA
Microsoft, Google e Meta estão investindo pesado em inteligência artificial, disputando para ganhar espaço neste mercado que tem tudo para ser definidor no futuro do capitalismo. Outros grandes concorrentes largaram depois, como Elon Musk e a Apple, mas também estão no páreo. Além das big techs, há também startups independentes e outras financiadas por grandes empresas que estão nesta briga. Neste vídeo, Ronaldo Lemos explica quem são os protagonistas da IA.
4) Os perigos da inteligência artificial
Muita gente tem medo da inteligência artificial. Os riscos à humanidade são frequentemente citados, algo como uma revolta de robôs ou uma SkyNet de O Exterminador do Futuro. Mas, para o advogado e cientista-chefe do ITS Ronaldo Lemos, os verdadeiros perigos da IA são os possíveis impactos econômicos gerados por ela. E eles já começam a se fazer presentes.
5) Sam Altman: o que quer o CEO da OpenAI?
O CEO da OpenAI, Sam Altman, se tornou uma das figuras centrais no desenvolvimento da inteligência artificial. O ChatGPT é a criação mais conhecida da startup que recebeu bilhões de dólares da Microsoft, mas as ambições de Altman vão muito além de um chatbot. Neste vídeo, Ronaldo Lemos, que conversou e apresentou o Brasil ao executivo da OpenAI, fala sobre as aspirações de uma das pessoas mais influentes do mundo hoje.
6) O que o Brasil espera da Inteligência Artificial?
A regulação da inteligência artificial se impôs como um desafio a governos do mundo todo, inclusive no Brasil. Na União Europeia, a legislação já está em andamento e os debates estão sendo feitos por empresas, políticos e também por cientistas da computação que propõem um acordo internacional para as IAs. Neste vídeo, Ronaldo Lemos fala sobre a necessidade da regulação e sobre a iniciativa O Que Queremos da IA, que tenta aumentar a participação da sociedade civil neste debate.
7) Glossário da IA
Entender o que é a inteligência artificial e seus impactos no mundo passa por estar familiarizado com termos e expressões deste universo, como IA generativa, prompt, token e LLM. Neste vídeo, Ronaldo Lemos explica sinteticamente o que significam essas palavras.
Veja também
- Departamento de Justiça pede que Google venda Chrome para desfazer monopólio
- A inteligência artificial ganha espaço nos escritórios de advocacia
- EUA pressionam e TSMC suspenderá produção de chips de IA para a China
- Intel perde espaço para a Nvidia também no índice Dow Jones e deixa indicador após 25 anos
- ChatGPT dá um salto, e ruma para tornar o Google de hoje obsoleto