A Petrobras (PETR PETR4) informou na noite desta quinta-feira (18) que concluiu a compra da participação de 50% da Edison na sociedade da usina termoelétrica Ibiritermo. Com a operação, foi efetuada a transferência da Usina Termelétrica Ibirité (UTE) para a estatal.
Com a conclusão da transação, a Petrobras passa a deter 100% das ações da Ibiritermo e a propriedade exclusiva da UTE Ibirité, “dando início a sua operação como ativo integrado ao portfólio de térmicas da companhia, sem estrutura societária associada”.
A estatal também informou que com a conclusão, inicia as medidas necessárias para o encerramento da Ibiritermo por liquidação. “Essa operação se dá em cumprimento ao Contrato de Conversão de Energia (ECC – Energy Conversion Contract) firmado em 21/06/2002 com a Ibiritermo, e está alinhada à estratégia de otimização do portfólio de empresas e à melhoria de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor e maior retorno à sociedade”, disse a empresa em comunicado.
Veja também
- Petrobras confirma plano de investir mais de R$ 635 bilhões entre 2025 e 2029
- Vai sobrar petróleo: os desafios para o futuro da Petrobras em cinco pontos
- Apesar de recorde no pré-sal, a produção de petróleo cai no Brasil em setembro
- Ibama pede mais informações à Petrobras em processo de exploração da Foz do Amazonas
- Declínio de campos mais antigos derruba produção da Petrobras no Brasil em 8,2%