Siga nossas redes

Negócios

Plano de recuperação judicial prevê que SouthRock só terá lucro em 2032 

Pelo menos 64 lojas operadas pelo grupo foram fechadas ao longo de 2023.

A SouthRock, operadora das marcas Starbucks, TGI Fridays e Brazil Airports no Brasil e que entrou em recuperação judicial (rj), protocolou na sexta-feira de Carnaval seu plano para reestruturação de dívidas. Nele, está descrito que apenas em 2032 o grupo terá lucro, que 64 lojas operadas no país foram encerradas ao longo de 2023 e que 60% da dívida pode ser isentada.

Ainda assim, o grupo projeta manter todas as licenças de suas operações durante o período de recuperação judicial e não considera nenhuma abertura ou fechamento de lojas adicionais.

O texto, de 153 páginas, aponta para qual estratégia será usada para pagamento aos credores diante de uma dívida de R$ 1,8 bilhão. As marcas SubWay e Eataly, que estão sob o guarda-chuva da SouthRock, não constam em rj.

Foto: Starbucks.com

Da rede Starbucks, foram fechadas mais de 55 lojas que apresentavam resultado negativo ao longo de 2023, além de uma reestruturação de 20% da equipe administrativa diretamente ligada à marca.

Já na TGI Fridays foram encerradas duas lojas que apresentavam prejuízo em 2023 das quatro existentes, incorporando a operação na estrutura da BAR (Brazil Airports Restaurants). Essa última também encerrou sete  lojas deficitárias ao longo de 2023.

Agora há 135 lojas operadas pela Starbucks e 30 lojas operadas pela BAR (que incluem 2 lojas TGI Fridays e 5 lojas da Brazil Highway). 

O grupo também disse ter desmobilizado as equipes de desenvolvedores de aplicativos e plataformas online, reduzindo em 72% a equipe  e mantendo apenas o essencial para preservar a operação. No fim de janeiro também foram encerradas as vendas pelo aplicativo da Starbucks, bem como o programa de Rewards. 

No corporativo, onde a SouthRock opera um centro de serviços compartilhados para todas as empresas, houve uma redução de aproximadamente 40%.

Logo, é esperado que apenas em 2032 a holding tenha lucro líquido positivo no montante de R$ 14,8 milhões.

Dentre os motivos que levaram o grupo para uma crise econômico-financeira, foi apontado para o “baixo grau de confiança e alta instabilidade da economia brasileira, assim como pela volatilidade das taxas de juros e constantes variações cambiais que desequilibram o mercado atingindo o empreendedor brasileiro”. Mas a pandemia por covid-19 também foi citada em documento, uma vez que foi registrada queda de 95% nas vendas em 2020, além da inadimplência por parte de seus parceiros comerciais. 

“O excesso de endividamento, a baixa lucratividade decorrente do fechamento de seus restaurantes por diversos meses em função da covid-19 e impossibilidade de obtenção de novas linhas de crédito, comprometeram a capacidade de as recuperandas honrarem seus compromissos financeiros”, aponta documento.

Como se dará o pagamento dos credores

Créditos trabalhistas

Os credores trabalhistas vão receber o valor correspondente máximo de até 150 salários mínimos – sem aplicação de juros ou correção –, em até 12 meses a contar da homologação do plano.

Os créditos de natureza estritamente salarial vencidos nos três meses anteriores à data do pedido, até o limite de cinco salários mínimos por credor, serão pagos em até 30  dias a contar da homologação.

“Eventual montante remanescente de cada crédito trabalhista que exceder os 150 salários m mínimos será pago de acordo com os prazos, condições e termos previstos nos créditos quirografários”.

Créditos Quirografários.  

Estes englobam credores ou dívidas sem uma garantia real, cujo período de carência é de cinco anos contados da homologação do plano.

Logo, estes devem começar a receber a partir de meia-década, a uma taxa fixa de juros de 1% ao ano, incidentes desde a data do pedido de rj até o efetivo pagamento. 

A amortização dos créditos já acrescidos dos encargos será feita em 16 parcelas consecutivas anuais, sendo que a 1ª parcela vence em 12 meses contados do término do período de carência.

As empresas da SouthRock que fizerem o pagamento das parcelas de “1” a “15” pontualmente, terão como bônus de adimplência o saldo remanescente de 60% do restante da dívida, “o que aponta isentar as recuperandas do pagamento da parcela “16”, que não poderá ser exigida pelo credor quirografário, cujo crédito será considerado integralmente quitado das parcelas de 1 a 15”, aponta o documento.

De forma geral, a South Rock paga apenas em 2045 o grosso da dívida (60%) de créditos quirografários.

Locadores de imóveis

Os locadores de pontos comerciais operados pelas marcas em recuperação com contratos vigentes na data do pedido, e que concordarem com a manutenção e/ou a renovação dos contratos de locação existentes – em condições iguais ou mais favoráveis às recuperandas; assim como aqueles que desistirem de disputas judiciais ou ações de despejo, serão considerados “credores estratégicos”. 

Sendo assim, estes receberão daqui dois anos contados da homologação do plano, o valor devido acrescido de uma taxa fixa de juros de 7,5% ao ano a contar a data do pedido de rj.

Já para microempresas e empresas de pequeno porte, estas receberão pagamentos de até 50 mil reais (ou o valor total dos seus créditos, o que for menor) em um ano após a homologação do plano.

Segundo os advogados do Galeazzi & Associados, as projeções do plano de recuperação judicial foram fornecidas e revisadas pela SouthRock, sem validação independente cujas informações estão sujeitas a erros.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.