Em evento nesta quinta-feira (29), em São Paulo, Tarciana Merdeiros, presidente do Banco do Brasil, afirmou que a instituição irá cumprir as previsões financeiras anunciadas há um mês, sem deixar de lado o compromisso com a sociedade.
“Vocês podem esperar o resultado que nos comprometemos a entregar. Vamos cumprir, sim, o guidance, trazendo a justa contrapartida de quem confia e investe em nós, mas também vamos devolver valor para a sociedade”.
Para 2024, o Banco do Brasil estima lucro entre R$ 37 bilhões a R$ 40 bilhões, além de expansão de 8% a 12% na carteira de crédito. Em 2023, a companhia lucrou de R$ 35,6 milhões, o melhor resultado líquido de sua história .
O conselho de administração do banco aprovou também proposta para mudar a política de remuneração aos acionistas, que visa elevar o payout de 40% para 45% neste ano.
Diversidade
Tarciana Medeiros mencionou, por exemplo, que o tema diversidade passou a fazer parte dos valores do Banco do Brasil no ano passado, quando a funcionária de carreira do banco assumiu a posição de presidente. Desde então algumas ações foram implementadas, como a criação de um conselho estratégico de diversidade, equidade e inclusão.
“Para dar um exemplo na prática, hoje temos nos conselho 50% das cadeiras ocupadas por mulheres. Diria que é o conselho mais diverso do sistema financeiro”, disse a executiva.
Tarciana também mencionou a criação do BB ETF Diverso, com foco em diversidade; a assinatura como empresa embaixadora de três movimentos do Pacto Global da ONU (Salário Digno; Elas lideram 2023 e Raça é prioridade), além de desenvolvimento de plataforma para ajudar no empreendedorismo feminino.
A executiva informou ainda a captação de R$ 30 bilhões de recursos no exterior para apoiar a agenda de sustentabilidade da companhia. O objetivo, acrescentou Tarciana, é crescer entre 5% e 9% da carteira no crédito sustentável do BB e alcançar R$ 500 bilhões até 2030.
Novo projeto de atendimento
Ao mencionar a fortaleza dos canais físicos do Banco do Brasil, mas sobre a necessidade de omnicalidade (atendimento por canal físico e digitalizado ), Tarciana anunciou o novo modelo de agências do Banco do Brasil, o Ponto BB, que visa integrar a experiência presencial e digital.
“O cliente vai chegar na agência e vai encontrar tudo o que ele teria no aplicativo”. O novo espaço também vai ofertar produtos além do segmento bancário.
A primeira unidade do novo conceito será aberta na agência Marco Zero, em Recife. Segundo a presidente, o local foi escolhido pela diversidade de perfis de clientes do banco. O local funcionará como um laboratório para que a experiência seja aplicado em outras praças da instituição.
Veja também
- Não existe crise no agronegócio, diz presidente do BB
- A rotatividade no topo das empresas brasileiras é alta. Os headhunters tentam mudar isso
- Ação em foco: as oportunidades e riscos do Banco do Brasil (BBAS3)
- Gosta de dividendos? Balanços indicam boa safra de proventos em 2024
- Leilão da Cielo para fechar capital movimenta R$4,3 bi, diz B3