A família Pinault entrou em contato com potenciais compradores para vender sua principal marca, a Puma. A busca por compradores acontece depois que a marca esportiva alemã perdeu metade de seu valor de mercado no ano passado, segundo pessoas familiarizadas com o assunto.

A família bilionária, que detém uma participação de 29% na Puma, listada em Frankfurt, por meio da Artémis, está trabalhando com consultores, possivelmente com o objetivo de concretizar a venda da empresa, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque as deliberações são privadas.

Eles entraram em contato com possíveis compradores da marca, incluindo a Anta Sports Products e a Li Ning, para avaliar o interesse na compra da Puma, disseram as pessoas, acrescentando que também sondaram outras empresas de artigos esportivos nos EUA, bem como fundos soberanos no Oriente Médio.

As ações da Puma subiram 20% nas negociações alemãs após o relatório, o maior valor desde outubro de 2001. Ela tem um valor de mercado de cerca de € 3,3 bilhões (US$ 3,9 bilhões).

A família provavelmente buscará um prêmio considerável em qualquer negócio, disseram as pessoas. A Artemis também é a acionista controladora da Kering.

Até então, as ações da Puma haviam caído 50% nos últimos 12 meses, impactadas pela fraca demanda por seus equipamentos esportivos e de ginástica e por preocupações com o impacto das tarifas americanas.

As deliberações estão em andamento e não há garantia de que uma transação seja concretizada, disseram as pessoas que estão acompanhando o assunto.

O porta-voz da Puma não quis comentar, enquanto representantes da Artémis, Anta e Li Ning não responderam aos pedidos de entrevista.

Novo comando na Puma

A Puma vem tentando reformular seu modelo de negócio sob o comando do novo CEO Arthur Hoeld. Não há muito entusiasmo pelos produtos da marca junto aos consumidores. E a empresa emitiu um alerta de lucro no mês passado.

A empresa alemã nomeou recentemente o ex-executivo da Adidas, Andreas Hubert, como diretor de operações. Hubert é um veterano de 20 anos na Adidas que atuou nos últimos quatro anos como diretor de informação da empresa.

Fundada em 1948, a Puma reportou € 281,6 milhões em lucro líquido no ano passado e € 8,8 bilhões em vendas, e conta com uma força de trabalho global de aproximadamente 22.000 pessoas. Ela patrocina o Manchester City, time da Premier League inglesa, a seleção nacional de Portugal e a seleção masculina de handebol da Dinamarca, entre outras.

A Anta detém marcas como Fila, Descente, Kolon Sport e Jack Wolfskin. Fez parte de um consórcio que adquiriu a finlandesa Amer Sports Oyj, fabricante das raquetes de tênis Wilson e dos tacos de beisebol Louisville Slugger, por cerca de € 4,6 bilhões em 2019.

A Li Ning, fundada em 1990 por um lendário ginasta chinês de mesmo nome, projeta e vende calçados, vestuário e acessórios esportivos profissionais e de lazer.

Além da marca homônima, a empresa possui produtos esportivos próprios ou licenciados, incluindo a marca de tênis de mesa Double Happiness, a marca de esportes ao ar livre Aigle e a marca de badminton Kason.