A empresa chinesa dona do TikTok tem pouco mais de dois meses para encontrar um comprador para os negócios do aplicativo nos EUA ou enfrentar uma proibição nacional, depois de obter uma extensão de tempo do presidente Donald Trump. Já existe concorrência para adquiri-lo.

Qualquer compra teria que satisfazer as preocupações de segurança nacional do governo com relação ao seu proprietário, a ByteDance e seus vínculos com a China. Até o momento, a empresa não conseguiu resolver esse problema e tem resistido a ser adquirida. Demorou tanto tempo para encontrar uma solução que o aplicativo quase foi banido em 19 de janeiro, de acordo com a lei dos EUA. Em vez de aplicar a lei, Trump emitiu uma ordem executiva adiando a proibição e dando à ByteDance mais 75 dias para uma venda. “Tenho um carinho pelo TikTok que não tinha originalmente”, disse Trump ao assinar a ordem no Salão Oval.

Não está claro se a ByteDance está disposta a vender o popular serviço de vídeo; ela passou a maior parte do ano passado rejeitando a ideia de uma venda, que poderia render mais de US$ 50 bilhões. Bill Ford, membro do conselho da ByteDance e CEO da General Atlantic, disse à Bloomberg Television que a empresa acha que pode haver soluções “sem ter que vender”.

Também não se sabe se o prazo estendido por Trump será aprovado no exame jurídico. De acordo com a lei de segurança nacional, uma extensão do processo de venda só seria permitida se um acordo já estivesse em andamento, e nenhum acordo desse tipo foi anunciado.

Ainda assim, não haverá escassez de compradores interessados no TikTok. O aplicativo conta com 170 milhões de usuários mensais nos EUA e se tornou um importante impulsionador da cultura e da política entre os jovens americanos. Trump se orgulha de sua capacidade de fazer acordos e, nesse caso, seu voto é importante: Qualquer acordo de compra do TikTok exigirá sua aprovação e a garantia de que o novo acordo satisfaz, de fato, as preocupações de segurança nacional do país.

Então, quem comprará o TikTok? Aqui está uma lista de pretendentes conhecidos e outros que poderiam estar disputando o aplicativo.

Quem já disse que quer comprar o TikTok?

Frank McCourt e Kevin O’Leary

McCourt, bilionário e ex-proprietário do Los Angeles Dodgers, uniu-se ao investidor do Shark Tank, Kevin O’Leary, em uma oferta de compra do TikTok, que eles dizem já ter sido apresentada. McCourt, que vale US$ 2,4 bilhões de acordo com o Bloomberg Billionaires Index, disse que o grupo não precisa comprar o algoritmo de software que recomenda conteúdo aos usuários do TikTok. Isso poderia tornar sua oferta mais atraente para a ByteDance e o governo chinês, que dificilmente venderão essa tecnologia proprietária. McCourt também sugeriu esta semana que estaria aberto a um acordo que incluísse o envolvimento do governo dos EUA. “Estou de acordo com o que for legal”, disse ele à CNBC.

MrBeast

O popular YouTuber, cujo nome verdadeiro é Jimmy Donaldson, está conversando com vários grupos de investimento que estão tentando comprar o aplicativo. Isso inclui um grupo liderado pelo empresário de tecnologia Jesse Tinsley, fundador da Employer.com, que anunciou uma oferta esta semana e incluiu Donaldson em sua lista de investidores. Donaldson, no entanto, está distribuindo suas fichas. “Vários compradores em potencial estão mantendo discussões com Jimmy, mas ele não tem acordos exclusivos com nenhum deles”, disse um porta-voz à Bloomberg. Donaldson desempenhará um papel mais operacional do que financeiro em qualquer oferta, acrescentou seu porta-voz.

MrBeast Photographer: Cooper Neill/Getty Images

Quem são os compradores preferidos de Trump para o TikTok?

Elon Musk

Musk não é apenas o homem mais rico do mundo – seu patrimônio líquido é de US$ 440 bilhões, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index – mas ele também é um dos principais conselheiros de Trump e proprietário de outra empresa de rede social, a X, o site anteriormente conhecido como Twitter. Mais importante ainda, as autoridades do governo chinês também discutiram a ideia de Musk ser proprietário do TikTok. Ele pode ser um dos poucos adquirentes em potencial que poderia obter as aprovações necessárias das autoridades dos EUA e de Pequim. Esta semana, perguntaram a Trump se ele estava aberto à compra do serviço por Musk. “Eu estaria se ele quisesse comprá-lo”, respondeu o presidente.

Larry Ellison

Trump também disse que estaria aberto à possibilidade de o presidente da Oracle Corp. Larry Ellison, presidente da Oracle Corp., seja o proprietário da plataforma. “Eu também gostaria que Larry a comprasse”, disse ele no mesmo evento desta semana, com Ellison a poucos passos de distância. Ellison, que vale US$ 209 bilhões, apoiou Trump, assim como o CEO da Oracle, Safra Catz, o que poderia tornar um acordo mais provável.

Larry Ellison Photographer: Aaron Schwartz/Sipa/Bloomberg

A Oracle também é uma importante parceira de tecnologia e infraestrutura do TikTok e já armazena os dados do aplicativo nos EUA. Quando Trump tentou forçar a venda do TikTok há quatro anos, no final de seu primeiro mandato, a Oracle foi selecionada por Trump para adquirir o TikTok antes que o negócio fracassasse. A Oracle, no entanto, está sobrecarregada com dívidas de uma aquisição anterior e está investindo grande parte de seu dinheiro disponível na construção de data centers.

O governo dos EUA

Trump tem dito repetidamente que quer que o TikTok seja parcialmente de propriedade dos “Estados Unidos da América”. Ele sugeriu na terça-feira que um novo investidor deveria comprar o aplicativo e “dar metade” para os EUA em troca de algum tipo de “permissão” para que ele possa operar no país. Não está claro como esse acordo poderia funcionar, e há exemplos limitados do governo dos EUA assumindo uma participação em um negócio privado ou possuindo uma poderosa empresa de mídia digital. Também não está claro se esse acordo seria aprovado pelas autoridades governamentais na China, que provavelmente terão uma palavra a dizer em qualquer acordo. Ainda assim, Trump acredita que tem o poder de forçar a mão de um novo comprador e dar ao governo uma participação financeira no futuro do TikTok.

Quem mais pode querer o TikTok?

A Meta

A Meta Platforms já controla o maior conjunto de produtos de redes sociais do mundo, incluindo Facebook e Instagram, e o CEO Mark Zuckerberg é, sem dúvida, o melhor em criar audiências massivas para esses produtos on-line. A empresa já tem um negócio de publicidade estabelecido que poderia se beneficiar enormemente com a inclusão do aplicativo TikTok em seu mix de serviços.

Mark Zuckerberg Photographer: Kent Nishimura/Bloomberg

Infelizmente para a Meta, esse sucesso e domínio são exatamente o motivo pelo qual um acordo é improvável. A Meta está enfrentando um intenso escrutínio antitruste, e os órgãos reguladores federais dos EUA já estão tentando desmembrar a empresa. Adicionar mais um serviço de rede social do porte do TikTok provavelmente está fora de cogitação.

Google

A Google já é proprietária do YouTube, a principal plataforma de vídeo do mundo, e também tem um negócio de publicidade robusto que combinaria muito bem com o TikTok. Ela tem profundo conhecimento e experiência com criadores de vídeos on-line, o que a tornaria um ponto de aterrissagem atraente para as pessoas que ganham a vida postando vídeos no TikTok. Mas, assim como a Meta, o Google, da Alphabet Inc., está lutando contra alegações antitruste, e o Departamento de Justiça dos EUA descobriu no final do ano passado que ele monopolizava ilegalmente o mercado de pesquisa on-line. A ideia de que os órgãos reguladores aprovem a adição de mais uma grande plataforma de publicidade é improvável.

Amazon

A Amazon.com já tem experiência na operação de um serviço de vídeo – ela é proprietária da plataforma de streaming Twitch – e tem quase US$ 72 bilhões em dinheiro ou equivalentes em seu balanço patrimonial. Além disso, a Amazon já é parceira do TikTok em recursos de compras e poderia se beneficiar de uma integração mais profunda com o TikTok Shop, o braço de comércio eletrônico do aplicativo. A Amazon é conhecida mais por sua utilidade, com seu mecanismo de busca de produtos que ajuda os compradores a encontrar rapidamente o que precisam e seguir com suas vidas. O TikTok acrescentaria dimensões nas quais a Amazon tradicionalmente tem dificuldades, como descoberta e inspiração. Não está claro se a Amazon está interessada no TikTok, mas o fundador Jeff Bezos está desenvolvendo um relacionamento mais próximo com Trump que poderia ajudar a impactar um possível acordo; Bezos e sua parceira, Lauren Sanchez, participaram da posse de Trump nesta semana, sentados a poucos assentos do presidente e de sua família.

Microsoft

Na última vez em que o TikTok esteve à venda, há quatro anos, a Microsoft foi uma das primeiras a fazer uma oferta pelo serviço. A Microsoft já é proprietária do LinkedIn, portanto, tem alguma experiência com produtos de redes sociais. Ainda assim, o CEO Satya Nadella chamou o processo de vendas de 2020 de “a coisa mais estranha” em que ele já trabalhou, e não se sabe se a Microsoft estaria disposta a passar pelo processo de licitação uma segunda vez com Trump na mistura.

Netflix

A Netflix nunca fez uma grande aquisição e tem dito constantemente que não está interessada nelas. Mas a TikTok supostamente abordou a Netflix sobre um possível acordo em 2020 e, embora nada tenha se materializado na época, a Netflix continua sendo uma opção lógica se o gigante do streaming mudar de ideia. As ações da Netflix estão próximas de um recorde histórico, e é possível que a TikTok ofereça à empresa uma nova plataforma de distribuição de vídeos curtos para complementar seus filmes e programas de TV produzidos profissionalmente. Ele também poderia ajudar a Netflix a acessar milhões de jovens consumidores americanos e ajudá-la a competir melhor com o YouTube.