O setor está sendo varrido por uma onda de boas notícias de empresas de IA, incluindo a avaliação recorde de US$ 500 bilhões da OpenAI, proprietária do ChatGPT com uma venda de ações de funcionários e o acordo com um grupo de fabricantes de chips sul-coreanos. Há também a notícia de que a Intel está em negociações para ter a Advanced Micro Devices como cliente.
O otimismo impulsionou a capitalização de mercado das fabricantes de chips.
Segundo cálculos da Bloomberg sobre o Índice de Semicondutores da Bolsa da Filadélfia e um indicador que acompanha ações de chips da Ásia, o aumento foi de US$ 200 bilhões.
Ações coreanas de chips estiveram entre as que mais subiram nesta quinta-feira (2), disparando com o acordo da OpenAI e levando o Índice Kospi à máxima histórica. As ações da SK Hynix subiram 10%, enquanto as da Samsung Electronics avançaram 3,5%.
Na Europa, o papel da fabricante de equipamentos para chips ASML Holding subiu 4,9% nesta quinta, elevando sua alta em relação à mínima de agosto para quase 50%. Ações semelhantes, como a ASM International e a BE Semiconductor Industries também avançaram.
Busca por lucro é maior que o medo
Analistas dizem que a alta está sendo motivada pelo medo que os investidores têm de perder a janela de ganhos. Eles, inclusive, estão descartando preocupações sobre uma bolha no setor de IA.
“O ímpeto tecnológico não mostra sinais de enfraquecimento, com ventos contrários afastados e cada manchete sobre IA provocando explosões de euforia”, disse Hebe Chen, analista da Vantage Markets em Melbourne.
“A conversa sobre a bolha persiste, mas é o medo de ficar de fora que está claramente no comando. O momentum parece autossustentável até que os próximos resultados do quarto trimestre possam forçar uma avaliação da realidade.”
Desde que o ChatGPT lançou a era moderna da IA, os investidores têm se esforçado para obter exposição a tecnologias com potencial para revolucionar a economia global.
Investiram em grandes provedores de infraestrutura, como as líderes em chips Nvidia e SK Hynix, elevaram as avaliações de startups como OpenAI e Anthropic e investiram em todos os tipos de fornecedores de equipamentos para o boom da IA.
As empresas de tecnologia chinesas também têm apresentado uma forte trajetória ascendente, impulsionadas pelo entusiasmo dos investidores pelos avanços da IA no país.
Um novo impulso veio do anúncio do governo de aumentar o apoio ao setor, juntamente com os planos da Alibaba de ter mais investimentos em IA.
Há ainda a iniciativa incomum da Huawei de revelar sua visão de três anos para erodir o domínio da Nvidia.
Esses desenvolvimentos ajudaram a impulsionar o Índice Hang Seng Tech para cerca de 50% no acumulado do ano.
Pé no chão
O aumento nas avaliações em todo o mundo preocupou alguns observadores do mercado que argumentam que, embora os gastos e a construção de data centers estejam acelerando, os serviços de IA ainda precisam se tornar populares e gerar as receitas para justificar a alta sem precedentes.
Ainda não se sabe se haverá demanda para todo o poder de IA que está em construção.
Qualquer revés nos lucros das megaempresas de tecnologia pode desencadear uma liquidação, dadas as avaliações valorizadas.
“Ações de tecnologia continuam desafiando a gravidade”, disse Peter Kim, diretor-gerente da KB Securities, em entrevista à Bloomberg TV: “Não vejo ventos contrários significativos contra a tecnologia asiática, possivelmente se estendendo até o próximo ano.”