A CVC (CVCB3) teve forte aumento das receitas no primeiro trimestre, refletindo a gradual flexibilização das medidas de isolamento pós-pandemia, mas seu prejuízo mais do que dobrou, afetado por piora na linhas financeira e de impostos.
O grupo de turismo anunciou nesta terça-feira (10) que teve prejuízo de R$ 166,8 milhões entre janeiro e março, número 104,7% maior do que a perda registrada um ano antes.
Por um lado, a receita líquida da companhia alcançou R$ 292,8 milhões, aumento de 76,5% ano a ano, mesmo com restrições de circulação provocadas pela variante ômicron da covid-19. Segundo a CVC, o número de reservas para viagens no período representou 63% da mesma etapa de 2019.
Essa evolução permitiu melhora do resultado operacional medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado, que somou R$ 12,5 milhões, ante um número negativo de R$ 63,1 milhões um ano antes.
Porém, o resultado financeiro resultou em despesa líquida de R$ 88,8 milhões, R$ 78,3 milhões a mais na comparação anual, refletindo o efeito de juros maiores sobre a dívida, encargos com a antecipação de recebíveis e efeito cambial.
Além disso, a empresa revisou saldos de tributos diferidos, com impacto contábil negativo de R$ 78 milhões.