O Spotify registrou prejuízo no segundo trimestre, resultado pior do que o esperado por analistas, após o serviço de streaming de música registrar despesas maiores do que o previsto com remuneração de funcionários.

Assim, o Spotify saiu do lucro para um prejuízo de € 0,42 por ação, informou a diretoria da empresa em um comunicado nesta terça-feira (29).

O resultado ficou abaixo das projeções dos analistas, que projetaram um lucro de € 1,97. A receita aumentou cerca de 10%, para € 4,19 bilhões (cercad de US$ 4,8 bilhões), em comparação com as estimativas de Wall Street de € 4,27 bilhões.

A empresa sediada em Estocolmo também divulgou uma previsão para o trimestre atual mais fraca do que as expectativas dos analistas.

As ações da Spotify caíram até 11% nesta terça-feira em Nova York, indo para US$ 626, a maior queda intradiária desde 4 de abril. As ações haviam valorizado 57% neste ano até segunda-feira (28), impulsionadas pelos esforços para reduzir custos, o que levou a empresa ao seu primeiro ano completo de lucro em 2024.

Os chamados encargos sociais, que a empresa definiu como impostos sobre salários e benefícios dos funcionários, foram € 98 milhões maiores do que a previsão da empresa devido ao crescimento do preço das ações no trimestre, informou o Spotify. A empresa também atribuiu a redução do lucro operacional a uma mudança em sua composição de receitas.

Os resultados financeiros decepcionantes “são um ruído de curto prazo que não deve ofuscar os ventos favoráveis”, escreveu Geetha Ranganathan, analista da Bloomberg Intelligence, em nota. “O crescimento de assinantes premium e usuários ativos mensais foi forte no 2º trimestre, e esse impulso deve continuar.”

Foco do Spotify

A plataforma passou o último semestre focada na expansão de seus negócios de vídeo e publicidade, além de aumentar os preços para aumentar a lucratividade.

Embora o Spotify seja mais comumente considerado um serviço de música, a empresa está tentando competir mais diretamente com o YouTube, da Alphabet, incluindo vídeos no serviço, incluindo podcasts, videoclipes e shows gravados.

O número de assinantes pagos foi para 276 milhões em relação ao trimestre anterior, informou o Spotify, superando as projeções de 273,2 milhões. O número de usuários ativos mensais aumentou para 696 milhões, em comparação com as projeções dos analistas de 689,2 milhões.

A empresa afirmou que espera adicionar usuários no terceiro trimestre, elevando seus assinantes premium para 281 milhões e o total de usuários para 710 milhões. A receita deve subir para € 4,2 bilhões no terceiro trimestre e provavelmente será afetada pela desvalorização do dólar, afirmou a empresa. O Spotify previu um lucro operacional de € 485 milhões.

Analistas previam € 4,48 bilhões em receita e € 569,5 milhões em lucro operacional no terceiro trimestre, em média.

Anúncios

No início deste ano, o Spotify realizou um evento para anunciantes, incentivando-os a investir mais no serviço. A empresa lançou um recurso com inteligência artificial generativa que pode fornecer voz para anúncios em áudio, tornando-os mais acessíveis.

A empresa está agillizando o negócio com anúncios para contribuir mais com os resultados financeiros, informaram os executivos em uma teleconferência com analistas. O diretor global de publicidade, Lee Brown, anunciou na segunda-feira que ingressará na DoorDash Inc. como diretor de receita.

Executivos do Spotify disseram que a empresa é administrada para “otimizar para ganhos de longo prazo, não de curto prazo”, e coloca os assinantes “em um pedestal”. O CEO Daniel Ek disse que “o negócio é sólido e nosso modelo se mantém”. A empresa espera que 2025 seja um ano de destaque para o Spotify. Nossa abordagem sempre foi e sempre será a de criar valor vitalício.