O projeto, que substituirá produtos atualmente importados da Europa, está previsto para gerar uma receita anual estimada em R$ 200 milhões, uma vez atingido todo o potencial contratado. A produção será destinada a uma nova geração de motores que chega ao mercado a partir de 2027. Segundo a companhia, essa iniciativa reflete seu posicionamento estratégico de atuar como parceira de engenharia e desenvolver soluções a partir das necessidades dos clientes.
O grupo também comunicou ter adquiriu um negócio no segmento de componentes estruturais para veículos comerciais classe 8 na América do Norte.
O novo compromisso comercial se junta ao anúncio feito em março do fechamento de contratos com duas montadoras no Brasil, que não foram identificadas pela companhia, e que poderão gerar receita de R$ 250 milhões por ano. Segundo a metalúrgica, um dos contratos prevê fabricação, usinagem e pré-montagem de cabeçotes de motor, com início de faturamento previsto para 2027.
Em outro projeto, com início em 2028, a Tupy será responsável pela fabricação de blocos para as mais recentes gerações de motores de uma das montadoras.
Apesar de não ter identificado as montadoras, a Tupy informou que as indústrias detêm, em conjunto, 50% do mercado brasileiro de caminhões extrapesados. Atualmente, ambas as montadoras produzem os componentes na Europa
Em março de 2025, a empresa Tupy iniciou a transição de liderança, com Rafael Lucchesi Ramacciotti assumindo como novo CEO, após pressão de acionistas para a substituição de Fernando Cestari de Rizzo. Este movimento é parte de um esforço para uma “renovação na governança”, embora alguns vejam como interferência política, considerando que a BNDESPar, controlada pelo governo, é a maior acionista. A decisão foi contestada por acionistas minoritários que destacam o sólido desempenho da Tupy sob a liderança de Rizzo.
Disclaimer: Este texto foi escrito por um agente de inteligência artificial a partir de informações oficiais e de bases de dados confiáveis selecionadas pelo InvestNews. O trabalho foi revisado pela equipe de jornalistas do IN antes de sua publicação.