Siga nossas redes

Negócios

Venda da DirecTV encerra aposta frustrada da AT&T no setor de mídia

Empresa de telefonia amargou prejuízos com investimentos na empresa de tv por assinatura e na Time Warner

A AT&T anunciou sua saída de uma custosa incursão no negócio de entretenimento com a venda de sua participação restante na operadora de televisão via satélite DirecTV.

Nos termos do acordo, a AT&T está vendendo sua participação de 70% no negócio para a empresa de investimentos TPG por US$ 7,6 bilhões em dinheiro, distribuídos ao longo de cinco anos. Isso segue a venda de uma participação de 30% na DirecTV para a TPG por US$ 7,1 bilhões em 2021. A AT&T também informou nesta segunda-feira (30) que recebeu US$ 19 bilhões em proventos da DirecTV desde 2021.

O acordo coincide com o acordo da DirecTV para adquirir a Dish, a divisão de TV via satélite da EchoStar, em um negócio que envolveu apenas a assunção de US$ 9,75 bilhões em dívidas.

LEIA MAIS: Acionistas da Discovery recebem US$ 125 milhões em processo sobre fusão com a Warner

A venda da AT&T encerra uma cara incursão no entretenimento por parte do que já foi a maior empresa de telefonia dos EUA. A AT&T concordou em pagar um total de US$ 67,1 bilhões pela DirecTV em 2014, incluindo uma dívida de quase US$ 19 bilhões, para se tornar a maior provedora de televisão paga. Na época, a AT&T buscava diversificar-se para além do mercado de telefonia móvel, que havia se tornado saturado e sujeito a guerras de preços.

Dois anos depois, a AT&T concordou em comprar a Time Warner, empresa controladora da HBO, CNN e Warner Bros. por um total de US$ 108,8 bilhões, incluindo dívidas, apostando que poderia prosperar entregando filmes e programas de TV através de suas próprias linhas telefônicas e conexões de TV via satélite.

Mas esse sonho nunca se realizou.

Quando o CEO John Stankey assumiu o comando da AT&T em 2020, a empresa estava sobrecarregada de dívidas dos dois grandes negócios e sob pressão para expandir seu serviço de telefonia móvel e capacidades de banda larga.

A DirecTV e a unidade renomeada WarnerMedia da empresa – assim como muitos outros provedores de TV tradicionais – estavam sofrendo com uma perda acelerada de assinantes para uma nova geração de serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime Video.

Em uma reviravolta surpreendente, a AT&T anunciou planos em maio de 2021 para vender a WarnerMedia para a Discovery por dinheiro e ações no valor de US$ 82,5 bilhões. Três meses depois, concordou com a venda de 30% da participação na DirecTV para a TPG.

LEIA MAIS: Streaming esportivo da Disney, Fox e Warner Bros Discovery se chamará Venu Sports

A perda de assinantes da DirecTV conta grande parte da história. Quando a AT&T comprou a empresa em 2014, ela tinha mais de 18 milhões de assinantes de vídeo. Na época da primeira transação com a TPG, a DirecTV havia caído para 15,4 milhões. Agora são cerca de 10 milhões.

A AT&T disse que a venda de sua participação restante na DirecTV permitirá que a administração se concentre em ser uma empresa de conectividade 5G sem fio e de fibra óptica e fortaleça seu balanço.

A empresa espera que o negócio seja concluído no segundo semestre de 2025.

© 2024 Bloomberg L.P.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.