De alguma maneira, você já deve ter sido impactado pelo novo esporte nacional: a corrida de rua. Pode ser que algum amigo tenha te convidado para treinar às 5h da manhã. Ou você ficou surpreso com o preço de um tênis com entressola de placa de carbono a R$ 2,5 mil. Pois agora a indústria do esporte está dando um novo passo para atrair mais pessoas para as ruas: a bajulação.
Novos gadgets (dispositivos como smartphones, aplicativos ou smartwatches) estão invadindo o mercado com uma pegada mais motivacional. As marcas estão de olho no crescente número de pessoas que começaram a correr. Segundo uma pesquissa da Olympikus, 13 milhões de brasileiros correm pelo menos uma vez por semana.
Gadgets
Os gadgets estão sendo desenvolvidos em várias frentes. O aplicativo Strava, por exemplo, vibra, apluade e ainda solta confete virtual cada vez que o corredor bate algum recorde pessoal, que pode ser por velocidade ou distância. Pelo Strava, ainda, você não acompanha seu histórico de treino, mas sim seu progresso.
Em um outro app, o Urunn, o atleta pode ser guiado pelo campeão olímpico Mo Farah, que, aliás, é um dos sócios da ferramenta. Não é pouca coisa: Farah é dono de quatro medalhas de ouro olímpicas, em distâncias de 5 e 10 km. No treino, o campeão mostra o que você pode fazer naquele dia, sempre com uma voz doce e suave. O serviço parte do princípio que você precisa de um ânimo, quase um empurrãozinho a mais para seguir em frente.
Apps que, conectados ao seu cronômetro, tocam músicas que aceleram seus passos.
Existem até aparelhos que te mostram que seu sono não foi muito bom e, que, portanto, a qualidade do seu treino estará abalada. Não é culpa sua. É como se a inteligência artificial soubesse que você está perto do seu limite e aproveitasse a cena para te mimar.
Resultado
Os gadgets bajuladores ganharam tanto espaço entre os praticantes da corrida, que já é comum você encontrar relógios da marca Garmin, por exemplo, a R$ 6 mil.
O que eles entregam? Algumas coisas interessantes, como a análise do seu nível de estresse, recomendação para que você descanse nas próximas horas.
E ainda mostram a previsão do tempo, a música ideal para um determinado tipo de treino e o que você pode fazer para melhorar seu sono.
Há necessidade de tanta coisa? Não. Mas certamente toda essa bajulação pode de alguma maneira melhorar a relação de quem corre por prazer com o esporte. Pelo menos é nisso que a indústria está apostando – e ganhando dinheiro.
Em 2024, a Garmin, uma das mais populares fabricantes de relógios entre os atletas, reportou receita de US$ 6,67 bilhões. A projeção é de que o número cresça para US$ 6,8 bilhões. Tudo isso puxado por quem corre na rua, pedala ou faz trilhas.
Para bajular os corredores
Abaixo, alguns exemplos de apps e gadgets que animam os treinos:
Relógio com relatórios personalizados
A marca de relógio Garmin é uma das mais populares entre os corredores de rua. O modelo Forerunner 965 mede cadência, comprimento da passada e tempo de contato dos pés com o solo. Tem planos de treinamento com relatórios personalizados e dicas diárias de exercícios para deixar o corredor motivado.
Campeão olímpico quase corre com você
O medalhista olímpico Mo Farah é um dos sócios do aplicativo Urunn. O app de corrida com inteligência artificial cria treinamento personalizado a partir dos dados que o corredor fornece. Tudo na voz do campeão.
Música ajustada ao seu ritmo
O aplicativo RockMyRun mostra uma lista de músicas organizadas por DJs profissionais, que se ajustam ao ritmo do corredor. Ele sincroniza o ritmo com os passos do atleta, animando o treino.
O app dos campeões, ainda que você não seja
O Strava é o app mais usado pelos corredores de rua. Se você bate algum recorde pessoal, como por tempo ou distância, ele te parabeniza com medalhas virtuais. E você ainda recebe uma mensagem do tipo: “Melhor tempo nos últimos 30 dias!”.
Mais que um anel
O Oura Ring 4 é um anel inteligente que monitora frequência cardíaca, níveis de estresse, temperatura corporal e oxigênio no sangue. E, de quebra, ainda detalha padrões de sono. É outro gadget que tem insights personalizados para manter o corredor motivado.