Depois de encerrada as Olimpíadas de Paris, toda a estrutura montada para os jogos será usada na disputa das Paralimpíadas. A competição será realizada de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024.
As Paralimpíadas vão reunir mais de 4.400 dos melhores atletas paralímpicos do mundo de 185 países. O evento é uma oportunidade para chamar a atenção do mundo para o esporte e a deficiência, inspirar indivíduos, provocar mudanças sociais e promover oportunidades profissionais e esportivas mais inclusivas às pessoas com deficiência.
O Brasil vai levar 279 competidores para as Paralimpíadas. O Comitê Paralímpico Brasileiro divulgou em julho a lista com 254 atletas com deficiência, 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros e um timoneiro.
LEIA MAIS: Onde serão as próximas Olimpíadas?
Entre os destaques da delegação brasileira está a mesatenista Bruna Alexandre, que disputou as Olimpíadas e agora vai competir também nas Paralimpíadas.
Os atletas-guias correm juntos aos corredores de atletismo que são cegos. Os calheiros auxiliam paratletas com comprometimento nos membros ou paralisia cerebral para lançar a bola na bocha. Os dois goleiros do futebol para cegos os únicos videntes, assim como o timoneiro para o remo.
Quantos esportes estarão nas Paralimpíadas?
Ao todo serão 22 modalidades esportivas valendo medalha nas Paralimpíadas.
- Atletismo Paralímpico
- Badminton Paralímpico
- Basquete em Cadeira de Rodas
- Bocha
- Canoagem Paralímpica
- Ciclismo de Estrada Paralímpico
- Ciclismo de Pista Paralímpico
- Esgrima em Cadeira de Rodas
- Futebol de Cegos
- Goalball
- Halterofilismo Paralímpico
- Hipismo Paralímpico
- Judô Paralímpico
- Natação Paralímpica
- Remo Paralímpico
- Rugby em Cadeira de Rodas
- Taekwondo Paralímpico
- Tênis de Mesa Paralímpico
- Tênis em Cadeira de Rodas
- Tiro com Arco Paralímpico
- Tiro Esportivo Paralímpico
- Triatlo Paralímpico
- Vôlei Sentado
As Paralimpíadas são realizadas desde 1960. Na história dos Jogos Paralímpicos, o Brasil já conquistou 373 medalhas (109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze).
Os primeiros paratletas brasileiros viajam nesta segunda-feira (12) para Paris. Das 25 toneladas de bagagem nesta missão paralímpica, 5 toneladas serão de malas de mão , 11,5 toneladas de malas despachadas (sendo 23 kg cada), 3,5 toneladas de mochilas , além de 5,2 toneladas de equipamentos médicos e esportivos.
Apenas de bagagem despachada, serão 25,2 toneladas entre cadeiras de rodas de competição, malas pessoais e despachadas, uniformes, mochilas e implementos esportivos e equipamentos médicos.
Veja também
- Medalhas: num ranking balizado por PIB per capita, Brasil ficaria à frente dos EUA
- O que funcionou e o que não funcionou nas Olimpíadas de Paris 2024?
- COB vai pagar R$ 5,39 milhões pelas medalhas do Brasil nas Olimpíadas
- Onde serão as próximas Olimpíadas?
- Mulheres ganham todas as medalhas de ouro do Brasil em Paris e superam homens pela 1ª vez em Olimpíadas