Siga nossas redes

Cafeína

Os melhores dividendos do setor elétrico

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio analisam as ações de EGIE3, TAEE11 e EQTL3.

O setor elétrico é um dos preferidos dos investidores por pagar ótimos dividendos aos seus acionistas. Porém, algumas pessoas não sabem que nem todas as companhias elétricas pagam excelentes dividendos, já que existe uma diferença entre os setores de geração, transmissão e distribuição.

O setor de geração é onde a energia é produzida, e a principal forma de se produzir energia no Brasil é com as hidrelétricas, que usam carvão ou gás, e fontes mais renováveis, como eólica e solar.

As empresas do setor de geração estão mais expostas a fatores imprevisíveis, como o clima. Uma das principais companhias do setor é a Engie (EGIE3), a maior geradora privada de energia do país.

Já o setor de transmissão é o responsável por levar a energia das usinas, do setor de geração, para as distribuidoras, que entregam energia nas casas, comércios e indústrias. Este é o setor mais rentável de todos, e um exemplo de companhia que opera é a Taesa (TAEE11).

E por fim, o setor de distribuição, que é o responsável por pegar a energia nas subestações e levar até o consumidor final. Este é o mais arriscado e complicado para os investidores, pois as empresas têm um alto custo de manutenção e estão sujeitas à inadimplência dos consumidores e ao furto de energia, além de ter as tarifas regulamentadas pelo governo – que nem sempre respeitam os contratos. Um dos principais exemplos do setor é a Equatorial Energia, cujo ticker de negociação na bolsa de valores é o EQTL3. A empresa é conhecida no mercado por comprar empresas de distribuição complicadas, com péssimos indicadores, e conseguir realizar um grande turnaround.

No Cafeína de hoje, Samy Dana e Dony De Nuccio analisam as ações das três companhias e quanto pagam e dividendos aos seus acionistas.

Leia mais:
Eneva mira leilões de energia e desinvestimentos da Petrobras em 2021
Como saber se a taxa de administração de um fundo está cara?

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.