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Inteligência Artificial

‘Dar um Google’ vai ser coisa do passado. E a culpa é da inteligência artificial, claro

A startup Perplexity.IA pode ser uma boa dica de como será o futuro – breve – das buscas na internet

O Google como o conhecemos está com os dias contados. Esse modelo de digitar um termo, expressão ou fazer uma pergunta ali na caixinha e receber como resposta um mar de links – muitas vezes patrocinados – tem funcionado bem para as finanças do Google, mas não necessariamente para os usuários.

A Microsoft sabe disso, e já incorporou ao seu Copilot a função de resumir as informações buscadas em um texto só, coeso, personalizado e cujas origens aparecem listadas em notas de rodapé. O próprio Google sabe disso, e está ensaiando uma solução parecida com o seu Overview – embora algumas gafes tenham acontecido.

Mas, para o consultor em inteligência artificial Pedro Burgos, ninguém resolveu tão bem o “problema do Google” quando a startup Perplexity.AI – não à toa, ela é o tema deste vídeo da série “Inteligência Artificial: modo de usar“.

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A Perplexity.IA foi fundada por especialistas vindos do Google e da OpenAI – a criadora do ChatGPT – e mistura características dos principais produtos de ambas as empresas. A proposta da Perplexity é funcionar não como um “site de buscas”, mas como uma “ferramenta de respostas” mais completa, explica Burgos.

Por meio de um chatbot – nos moldes do ChatGPT –, buscas elaboradas podem ser feitas, com resultados personalizados e resumidos, tudo feito sob medida para suas questões.

O leitor mais versado em IA pode querer saber sobre as alucinações, sabendo da tendência que os modelos de linguagem têm de gerar informações falsas em algumas respostas. A questão é endereçada pela Perplexity com os links das fontes de todas as informações usadas na resposta. Dá pra checar tudo, sem problemas.

Imagem mostrando uma pessoa olhando para uma tela de computador, com a aba de pesquisa do Google aberta, ilustrando o tema "a história do Google"
REUTERS/Francois Lenoir

“A Perplexity brilha de verdade quando a sua pergunta se desdobra em várias buscas”, explica Burgos. Vamos supor que você precise trocar de carro e queira saber qual a diferença de tamanho entre um Volkswagen Nivus e um GWM Haval H6.

“No Google eu poderia levar alguns minutos para pesquisar isso aqui. Entra em um site, anota, entra no outro, assiste um vídeo, compara. A Perplexity não, a coisa já vem mais ou menos pronta.”

Para o especialista em IA, a Perplexity dá boas dicas sobre o futuro das buscas na internet. E se o caminho for esse mesmo, algumas grandes mudanças podem acontecer. Há uma indústria bilionária baseada em como o Google funciona, que baseia a produção de conteúdo em texto e em vídeo.

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Se as respostas forem mais completas e personalizadas e a taxa de cliques nos links cair – afinal, não dá pra apostar que todo mundo vai checar tudo, né – como veículos jornalísticos sem paywall serão remunerados? Como a publicidade será (de novo) transformada? Por enquanto, ninguém sabe.

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