Em dia de forte desvalorização do Ibovespa, que fechou em queda de 1,40% aos 99.605 pontos, o mercado corporativo teve gratas surpresas. Uma delas foi a ação da Petz (PETZ3): os investidores reagiram positivamente ao balanço do terceiro trimestre da companhia. A ação fechou em alta de 3,18%, cotada a R$ 17,53.
A Petz divulgou o seu resultado na noite da segunda-feira (26), o primeiro balanço desde que abriu capital no dia 11 de setembro. O resultado veio acima das expectativas, com forte crescimento nas vendas digitais. O lucro líquido atingiu R$ 17 milhões, 47,5% maior do que o registrado no mesmo período em 2019.
Segundo Murilo Breder, analista da Easynvest, a pandemia acelerou o crescimento do mercado pet com a migração dos hábitos de consumo para os canais digitais, fator que favoreceu a companhia que aposta com força na expansão.
No terceiro trimestre a Petz inaugurou 10 lojas, em linha com o projetado no IPO, e entrou em dois novos estados: Mato Grosso e Ceará. Com estas duas lojas a Petz completa 120 unidades no Brasil, a expectativa até 2025 é de 310 lojas.
Para Breder o desafio da Petz agora é executar a promessa de expansão em mais estados. Contudo, garante que a valorização da ação de 23,6% desde o IPO comprova que o investidor tem confiança nas estratégias de crescimento da companhia. “Diferente de outros setores do varejo nacional o mercado pet possui presença limitada de competidores regionais que ofereçam uma proposta de valor como a da Petz”, avalia.
Custando R$ 17,53, Breder aponta que a ação da Petz está cara mas seu preço se justifica na confiança que o mercado deposita no forte potencial de expansão. Ele defende que a longo prazo o papel oferece um belo cenário para os investidores.
Para Eduardo Guimarães, especialista em ações da Levante Investimentos, a companhia teve forte valorização na contramão do Ibovespa, fato que pode limitar a alta da ação nos próximos dias, contudo a curto prazo o cenário para os papéis da Petz é positivo.
Ele afirma que a empresa se mostrou comprometida com as metas de crescimento em outros estados além de reforçar sua participação no ominchannel e nas vendas digitais. No entanto, agora tem o desafio de redobrar de tamanho sem afetar as despesas operacionais e mantendo as margens bruta e líquida em níveis saudáveis. “Acreditamos que a companhia consegue, mas o mercado está olhando se a Petz é capaz de entregar esse crescimento”, defende.
Guimarães acrescenta que a Petz é líder em um mercado bastante fragmentado e apesar do marketshare há sempre espaço para novos concorrentes. Ele projeta potencial de valorização para a ação a longo prazo, com capacidade de entregar um retorno anual de 18%. “Hoje teve um efeito importante na alta do papel, foi o fim do período de lock-up e agora os investidores podem vender as suas ações. Além de que o preço estava na faixa media do IPO e valorizou bastante”, acrescenta.
Em relatório, a Eleven Financial afirmou que os resultados do terceiro trimestre comprovam a força que a Petz tem no ominchannel além de sua capacidade de crescimento. Para a casa de análise, é um negócio resiliente frente à pandemia, com capacidade de executar a estratégia de expansão sem dificuldades.
A casa de análise reiterou o preço-alvo para o papel de R$ 22 e apontou que com os recursos do IPO a companhia poderá manter o ritmo de crescimento e aprimorar sua estratégia O2O, entregando um melhor serviço aos clientes. “A Petz vai reduzir as despesas de logística last-mile através do uso da capilaridade de lojas para aumentar ainda mais as vendas ship-from-store, ou pick-up, levando a maior alavancagem operacional”, afirmaram os analistas.
Outros números
Em seu balanço do terceiro trimestre, a companhia apresentou um Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado de R$ 46,8 milhões, crescimento de 34,5% na comparação anual.
A receita bruta da companhia foi de R$ 450 milhões no trimestre, um crescimento de 51,7% em relação ao mesmo período em 2019. O desempenho da receita bruta digital também foi positivo, com alta de 392,9%, totalizando R$ 114,8 milhões. A receita vinda dos canais digitais representa 25,5% da receita bruta total.
Segundo a direção da companhia, os bons resultados da Petz são fruto do forte desempenho operacional no terceiro trimestre. O CEO da empresa, Sergio Zimerman informou em comunicado que a decisão estratégica de integrar os canais online e offline nasceu em 2015 e desde então vem sendo implementada com investimentos em tecnologia, processos e disciplina de execução, além de uma jornada de transformação cultural.
Em relação ao caixa e endividamento, a Petz afirmou que utilizou os recursos primários do IPO para fortalecer seu caixa, atualmente em R$ 542,9 milhões.
A alavancagem financeira da companhia sobre o ebitda era 0,1 negativa no final de setembro. No mesmo período em 2019 o endividamento foi de 2,1 vezes o ebitda.
Em relatório, a Levante investimentos avalia que o resultado foi acima das expectativas puxado pelas vendas digitais o que favoreceu o lucro da companhia.
Entre os destaques positivos a casa de análise aponta: o forte crescimento das vendas nas “mesmas lojas” (conceito Same Store Sales) de 32,3%; o aumento de 51,7% na receita bruta; a margem bruta que representa 49,3% da receita líquida e o crescimento de 392,9% da receita vindo do digital.
Entre os destaques negativos estão: o forte aumento das despesas operacionais com o incremento de gastos com vendas e despesas administrativas que mostraram menor diluição do custo fixo em relação ao crescimento das lojas.