Siga nossas redes

Estamos enfrentando problemas na leitura da API responsável por mostrar dados nesta página, o que pode afetar a exibição de informações atualizadas. Nossa equipe está trabalhando na resolução do problema. Enquanto isso, você pode continuar navegando normalmente.

ISHARES BOVA

O BOVA11 é um ETF, ou um fundo de índice, e está entre os maiores do tipo na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Por isso, ele está entre um dos investimentos mais populares para os iniciantes na bolsa de valores. Confira abaixo a cotação do BOVA11 e saiba mais sobre dividendos e as ações que compõem o fundo.

História da BOVA11

O BOVA11 é um ETF (sigla em inglês para Exchange Traded Funds). Em outras palavras, é uma carteira de ativos que tem um índice como referência, neste caso, o Índice Bovespa (IBOV). O lançamento do fundo ocorreu em novembro de 2008, e ele busca retornos que correspondam, de forma geral, à performance do IBOV.

O nome oficial do fundo é iShares Ibovespa Fundo de Índice, por isso ele é mais conhecido como BOVA11. Para os investidores, ele é uma oportunidade de investir de forma similar ao principal índice de ações do mercado brasileiro.

Em 2 de maio de 2002, havia 93 ativos na carteira do BOVA11. Entre os ativos com maior peso nesse ETF estão: VALE3, PETR4, ITUB4, BBDC4, PETR3, B3SA3, ABEV3, JBSS3 e BBAS3.

Quem são os acionistas da BOVA11

Todas as cotas do BOVA11 estão em circulação no mercado. Em 3 de maio de 2022, apenas 6 clientes tinham mais do que 5% das cotas, conforme a BlackRock, gestora de investimentos do fundo. 

De acordo com a segmentação dos cotistas, 89,05% eram investidores institucionais domésticos, 6,37% eram pessoas físicas no Brasil. Além disso, outros 2,25% eram instituições financeiras no Brasil, 2,23% eram estrangeiros e 0,10% eram pessoas jurídicas não financeiras.

BOVA11 paga dividendos?

Embora o BOVA11 invista em ações e, com isso, receba dividendos ao longo do tempo, o investidor não recebe esses valores. Ou seja, o BOVA11 não paga dividendo, porque é um ETF. E, de acordo com as regras de ETFs no Brasil, esses fundos não podem pagar dividendos.