O ambiente em que a maioria das empresas se encontram é altamente competitivo. A todo momento, novos produtos são anunciados, negócios são lançados, e o avanço da tecnologia torna cada vez mais rápida a criação de soluções inovadoras que podem mudar o rumo de uma indústria.
Essa evolução constante faz com que as empresas tenham que encontrar maneiras de se destacar em relação aos demais negócios. E uma das melhores formas de fazer isso é por meio de uma vantagem competitiva sustentável.
Uma vantagem pode estar presente desde o início do modelo de negócios de uma empresa, como também pode ser desenvolvido ao longo do tempo.
Independentemente da empresa buscar se diferenciar dos concorrentes por meio de um serviço diferenciado, que custa mais ao cliente que paga pela experiência, ou diferindo-se por custos menores, que atraem mais clientes em volume, o mais importante é que essa vantagem seja sustentada ao longo do tempo.
No entanto, uma das grandes vantagens que todo negócio de sucesso precisa ter é a capacidade de conquistar os clientes.
Nenhum negócio pode existir se não tiver clientes para adquirir os seus produtos ou serviços, tornando-se essencial que a empresa construa um bom relacionamento com os que possui.
“Existe apenas um chefe, o cliente. E ele pode demitir todos na empresa, desde o presidente, simplesmente gastando dinheiro em outro lugar.” – Sam Walton.
Por esse motivo, as empresas investem constantemente para melhorar essa relação. Quando um cliente procura uma empresa, ele não busca apenas por um produto ou serviço, mas sim por uma solução para um problema ou necessidade que possui. Quando uma empresa não consegue fornecer essa solução, existe grande chance de perder o cliente para concorrentes.
Investir com frequência em melhorias nos produtos, buscando atender as necessidades dos clientes, indica que uma empresa é orientada para o consumidor, aumentando a possibilidade de geração de valor no longo prazo.
Porém, investir somente em melhorias não é suficiente para conquistar o cliente, pois mesmo que a empresa tenha o melhor produto do mundo, se não souber fazer o cliente entender isso, de nada irá adiantar.
Aqui surge uma vantagem competitiva difícil de se conquistar, mas que tem um impacto extremamente positivo sobre uma empresa: o poder da marca.
Quando uma companhia consegue vender, não somente o produto, mas também a marca dela para o cliente, as chances de fidelização e de que o cliente vire um “advogado da marca” são muito grandes.
Exemplo da Apple
A Apple (AAPL34) é um excelente exemplo disso, pois o nível de fidelidade dos clientes com a marca é alto, vendendo um produto mais premium que passa uma ideia de diferenciação e qualidade, junto com um atendimento de qualidade.
Essa alta fidelidade é importante, pois faz com que os clientes, na hora que forem trocar um computador ou celular, optem por outro da própria marca.
O próprio ecossistema criado dentre os produtos, que contam com um sistema exclusivo, faz com que as chances de que um cliente compre também outros produtos da empresa aumente.
Esse tipo de processo que garante uma experiência faz com que a empresa gaste menos com marketing e outros custos para atrair novos clientes, e fideliza mais facilmente os que já estão dentro da base por um maior tempo, aumentando o LTV (Life Time Value) – que representa o valor que o cliente retorna para a empresa ao longo do tempo.
Portanto, um negócio que consegue criar uma vantagem competitiva, principalmente voltada para atrair e conquistar os clientes, gerando valor e direcionando o negócio para atender as dores dos consumidores, terá uma chance muito maior de criar valor no longo prazo e, portanto, ser um bom investimento.
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