Cenário global e bolsa de valores
As bolsas asiáticas tiveram uma quinta feira de ganhos, com exceção da China por conta do último dia de feriado. O desempenho teve a ajuda da percepção que o teto da dívida dos EUA será resolvido com um acordo provisório proposto. O índice NIkkei fechou com alta de 0,54%, o índice de Hang Seng teve alta de 3,07%, o índice Kospi fechou com alta de 1,76% e o índice Shanghai não teve negociação.
Na Europa, foi divulgada a Produção Industrial da Alemanha em agosto mostrando uma queda de 4%. O resultado é mais negativo do que o 0,4% de queda esperada pelo mercado após a alta de 1,3% registrada em julho. Algumas autoridades do Banco Central Europeu farão pronunciamento hoje e as atas das reuniões de políticas monetárias da banco serão divulgadas. Por enquanto, as bolsas da Europa se mantém positivas com os respectivos índices: Alemanha com +1,25%, Reino Unido com +1,10%, França com +1,50%, Espanha com +2,06% e o Euro Stoxx com +1,53%. Um dos principais motivos pelo desempenho é a série de declarações de Vladimir Putin de que a Rússia é uma fornecedora de energia para a Europa em um momento onde a preocupação com o aumento sobre o gás natural.
E com uma agenda de eventos mais calma, o mercado deve acompanhar de perto a divulgação dos pedidos iniciais por seguro desemprego na semana passada dos EUA, dado importante antes da divulgação do payroll de setembro amanhã.
Cenário no Brasil
Na quarta feira foi divulgado o IGP-DI de setembro com uma retração do de 0,55% logo após a queda de 0,14% em agosto. Isso fez com que a curva de juros encerasse o dia em queda em quase todos os vencimentos. O mercado também estava em um momento de ânimos agitados com o crescente risco de calote dos EUA sem uma resolução sobre o teto da dívida, que apesar de não ter sido resolvida, mostra o caminho para negociações está aberto, minimizando temporariamente parte do risco.
Ibovespa
O índice continua sendo negociado abaixo das médias diárias de 200 e 21 períodos porém não houveram fechamentos abaixo de 109 mil pontos desde 20 de setembro. A região é um ponto de suporte já testando anteriormente em meados de fevereiro e março e pode servir para um respiro de mercado ou um ponto de reversão de tendência porém o investidor precisa de cautela e paciência até que novos sinais gráficos apareçam.
Indicadores econômicos e eventos
Brasil |
Roberto Campos Neto participa de painel em evento do BIS sobre regulação de big techs (8h20) |
CPI da Covid: Tadeu Frederico de Andrade, beneficiário da Prevent Senior, e o médico Walter Correa de Souza Neto prestam depoimento (10h) |
Diretor de Política Monetária, Bruno Serra Fernandes, participa de live organizada pelo BTG Pactual (11h) |
EUA |
Presidente do Fed de NY, John Williams, abre evento coorganizado pela distrital (9h40) |
Pedidos de auxílio-desemprego da semana até 02/10 (9h30) |
Presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, e economista-chefe do BCE, Philip Lane, participam de evento |
Crédito ao Consumidor em agosto (16h) |
China |
Feriado nacional |