A fabricante de motores WEG (WEGE3) divulgou nesta quarta-feira (27) um aumento de 23,5% no lucro líquido do primeiro trimestre na comparação anual. A empresa garantiu boa disponibilidade de produtos no período, evitando algumas das preocupações relacionadas à cadeia de suprimentos no ano passado.
A WEG disse que o desempenho foi impulsionado por produtos de ciclo curto e longo – respectivamente, aqueles usados em projetos menores, como componentes eletrônicos e geração de energia solar, e em projetos de grande porte, como linhas de transmissão e energia eólica.
O lucro líquido da WEG no primeiro trimestre atingiu R$ 943,9 milhões, enquanto a receita operacional líquida da empresa cresceu 34,5% ano a ano, para R$ 6,828 bilhões.
As margens operacionais, que foram atingidas por interrupções na cadeia de suprimentos global no final de 2021 e ajudaram a reduzir o valor das ações da companhia logo após a divulgação dos resultados do quarto trimestre, em fevereiro, registraram uma recuperação nos primeiros três meses de 2022.
A margem Ebitda do primeiro trimestre foi de 18,1%, 0,9 ponto percentual acima do trimestre anterior, embora ainda abaixo dos 20% observados há um ano.
A WEG afirmou que a atividade industrial nos mercados externos permaneceu forte, o que a ajudou a alavancar as vendas para segmentos como óleo e gás, mineração e papel e celulose.
“Os resultados do primeiro trimestre de 2022 confirmam o bom desempenho de vendas nas principais linhas de negócios da companhia… (e) também reforçam nosso direcionamento estratégico de desenvolver produtos e sistemas com maior valor agregado”, disse a WEG.
Veja também
- Qual é o papel do investidor nas práticas ESG?
- Reserva de valor ou ativo de risco? O desempenho das criptomoedas na guerra
- A nova ordem mundial das empresas: salve o mundo e ganhe dinheiro
- Uber, 99 ou táxi: qual sai mais barato em São Paulo e no Rio? Veja simulações
- História da Copa do Mundo: como surgiu o campeonato?
- Balanços do 1° trimestre de 2022: veja o calendário completo