Investidores pessoas físicas terão acesso a mais 13 BDRs (Brazilian Depositary Receipts) de ETFs iShares (Exchange Traded Funds) na bolsa brasileira a partir desta segunda-feira (6). As opções de investimentos serão lançadas pelo Banco B3 em parceria com a BlackRock, gestora global de ativos financeiros.

Os produtos, da marca iShares, incluem 8 BDRs de ETF de renda fixa, compostos por dívida soberana e corporativa dos Estados Unidos, e 5 BDRs de ETF de renda variável de índices financeiros globais. Até então, eles estavam disponíveis apenas para o investidor qualificado – pessoa física ou jurídica com investimentos que excedam R$ 1 milhão.

“Por conta da instabilidade dos mercados, principalmente em razão da pandemia e da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, a novidade abre um novo horizonte de oportunidades de diversificação para as carteiras da pessoa física, permitindo múltiplas estratégias para diferentes perfis de risco, do conservador ao mais arrojado”, informou a B3 em comunicado ao mercado.

Segundo a B3, alguns desses produtos proporcionam exposição a títulos de dívida de empresas norte-americanas, enquanto outros dão acesso a cestas de títulos soberanos de renda fixa em dólares.

BDRs de ETFs para pessoas físicas

Confira abaixo a lista completa dos 13 BDRs de ETFs que passam a ser acessíveis também ao cliente pessoa física na B3 a partir desta segunda (6).

Renda Fixa

Renda Variável