Mercado opera de forma divergente nesta terça-feira
A terça-feira (16) foi de alivio nas ações Chinesas, principalmente para as empresas ligadas ao setor imobiliário. O governo local anunciou a criação de um fundo imobiliário para ajudar as incorporadoras a saírem da atual crise. Já que vários credores estavam se organizando para não pagar as hipotecas enquanto as obras não fossem retomadas. Com isso as empresas ligadas ao setor tiveram valorizações na faixa dos +5%. Sendo assim o CSI300 encerrou em alta de +0,79% e o Hang Seng +1,67%.
O mercado segue de olho nos resultados corporativos e na Europa não é diferente, empresas como Remy Cointreau, UBS e Unilever reportaram o balanço. O maior impacto ficou por conta do Banco Suíço que realiza nesse momento -6,90%, após dados do segundo trimestre terem vindo abaixo da projeção de mercado. Do lado positivo as ações da Unilever se valorizam +2,41%, já que as vendas do trimestre superaram as expectativas dos analistas. Nesse momento o CAC opera em queda de -0,54% e o DAX -0,93%.
Já o mercado norte americano segue em compasso de espera pela decisão dos juros por lá. A grande aposta do mercado seria por uma elevação de 0,75 pontos percentuais, apenas 10% dos analistas acreditam em uma alta ainda maior. Lembrando que após a decisão temos o pronunciamento e entrevista com Jerome Powell, o que costuma ser mais importante para os próximos passos do mercado.
Petróleo e minério de ferro operam em alta
O petróleo e o minério de ferro operam em alta e podem refletir de forma positiva sobre o Ibovespa, com a valorização das ações da Petro e Vale, puxando os dois setores. Nesse momento o petróleo do tipo Brent está em alta de +1,68% e o minério de ferro +5,75%. Lembrando que hoje após o fechamento do mercado a Vivo (VIVT3) e o Carrefour (CRFB3) divulgam seus resultados ao mercado.
Permanecemos com o fechamento acima dos 98,100 e com potencial de curto prazo para buscar a região dos 102 mil pontos. Nesse momento o preço médio dos últimos 9 pregões trabalha muito perto de cruzar pra cima o preço médio dos últimos 21 dias, o que poderia reforçar o movimento no curto prazo. Lembrando que no médio prazo a faixa dos 90 mil pontos ainda não pode ser descartada para ser buscada nos próximos meses.
Bitcoin
Mesmo tendo encerrado alguns dias acima dos USD$20.000 a criptomoeda deveria ter mostrado mais força compradora. Qual seria o receio neste momento? A configuração atual dos preços com base no gráfico semanal, seria de uma bandeira. Essa formação é uma pausa dos preços para que em seguida continue o movimento anterior, que no caso seria de queda. Com base nos volumes financeiros de compra do Bitcoin no passado, a região que o mercado teria interesse novamente, estaria apenas em USD$14.000 e USD$10.000, fora o preço atual que já estamos por algumas semanas.
ETER3
Essa semana a Eternit, fabricante de materiais de construção, conseguiu a concessão da patente verde para a célula fotovoltaica e também para o processo de fabricação de célula fotovoltaica encapsulada. No curtíssimo prazo seria bem otimista a visão para as ações da empresa enquanto o preço permanecer acima dos R$10. Seguindo nessa linha a empresa teria um espaço para valorização até a faixa dos R$12,80, chegando nessa região o ativo pode sentir um pouco a pressão vendedora.
09:00 | BRA | IPCA-15 |
11:00 | EUA | Confiança do Consumidor CB |
11:00 | EUA | Venda de Casas Novas |
22:30 | CHI | Lucro Industrial Chines |
Veja também
- ‘A economia está normalizando. É hora de o Fed fazer o mesmo’, diz criadora do ‘alerta de recessão’ dos EUA
- EUA não seguirão Japão e Reino Unido na recessão, diz assessora econômica da Casa Branca
- Economia do Reino Unido cai em recessão em desafio para premiê Sunak
- Goldman Sachs reduz perspectiva de recessão nos Estados Unidos
- Ficou sabendo? Yellen diz não ver recessão nos EUA; recorde do agronegócio