Somente neste ano, Elon Musk, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Bill Gates e Larry Page perderam juntos mais de 200 bilhões de dólares, o que em reais daria mais de um trilhão. A cifra é a soma do valor de mercado de Vale (VALE3), Petrobras (PETR4) e Magazine Luiza (MGLU3).
A maior parte da perda de capital foi devido a alta de juros feita pelo FED – Federal Reserve. Desde o início do ano, o FED já elevou sua taxa de juro de próximo de zero para acima de 3%. E deve continuar subindo nos próximos meses.
As ações de tecnologia e com perspectivas de crescimento vêm sofrendo os efeitos mais perversos das altas de juros. Isso porque, com os títulos do governo americano pagando mais, reduz o apetite do mercado para financiar projetos de longuíssimo prazo, como costuma ser o de empresas do setor.
Como grande parte da fortuna dos bilionários da tecnologia está concentrada em ações de suas próprias empresas, o prejuízo tem acompanhando a queda dos papéis. Mas entre os maiores ‘perdedores’ ninguém perdeu mais dinheiro no ano do que Mark Zuckerberg. O fundador do Facebook (FBOK34) viu ruir mais da metade de seu patrimônio, que foi reduzido em 73,5 bilhões de dólares para 52 bilhões, segundo a Bloomberg.
Veja neste Cafeína o levantamento completo.
Veja também
- A inteligência artificial ganha espaço nos escritórios de advocacia
- EUA pressionam e TSMC suspenderá produção de chips de IA para a China
- Amazon, Microsoft e gigantes da tecnologia devem investir US$ 200 bilhões em 2024 buscando IA
- OpenAI desafia hegemonia do Google com nova ferramenta de pesquisa turbinada por ChatGPT
- AI Studio: a poderosa inteligência artificial do Google que pouca gente está usando