Siga nossas redes

Off Work

Copa do Mundo no metaverso: FIFA entra no mundo dos games de Web 3

Depois da coleção de NFTs, a FIFA anunciou que vai lançar quatro novos jogos baseados em blockchain para a Copa do Mundo 2022.

ARTIGO*

Para aproveitar todo investimento gerado e a divulgação em massa “gratuita”, além da coleção de NFTs “FIFA + Collect”, a FIFA está lançando um portfólio composto por quatro jogos em blockchain apoiados na Web3.

Imagem dos 4 jogos de Web3 que a FIFA está lançando. (Imagem: Reprodução/Anúncio oficial no site da FIFA)

A novidade se trata de criptogames com jogabilidades diferenciadas que, segundo a entidade máxima do futebol mundial, têm o objetivo de envolver um grupo maior de fãs do esporte, assim como uma oportunidade de crescimento para a própria FIFA.

Buscando o engajamento digital, os gamers são globais e interativos. As empresas Uplandme, Matchday, Phygtl e Altered State Machine são as responsáveis, cada uma, pelo desenvolvimento dos seus jogos:

  • Altered State Machine — AI League: FIFA World Cup Qatar 2022 Edition
  • Uplandme — FIFA World Cup Qatar 2022 in the Upland Metaverse
  • Matchday — Matchday Challenge: FIFA World Cup Qatar 2022 Edition
  • Phygtl — FIFA World Cup Qatar 2022 on Phygtl

Por dentro dos novos criptogames

AI League: FIFA World Cup Qatar 2022 Edition

É um jogo de futebol casual com disputa de 4 contra 4, em que os personagens são controlados por inteligência artificial (IA).

Nele, os gamers podem atuar como “treinadores e donos das suas equipes”, com a possibilidade de melhoramento dos atletas por meio de power-ups e treinamento.

Além disso, também será possível coletar e trocar os personagens a fim de montar times fortes combinando habilidades.

FIFA World Cup Qatar 2022 in the Upland Metaverse

Uplandme é o maior metaverso baseado em blockchain mapeado para o mundo real, em que os jogadores podem negociar propriedades virtuais.

Diferente do anterior, jogadores do “Copa do Mundo FIFA Qatar 2022 no Upland Metaverse” vão poder comprar, vender e colecionar NFTs (tokens não-fungíveis), além de se divertir coletando itens digitais oficiais, como alguns vídeos de destaques do torneio que serão feitos pela plataforma.

Ativos digitais do criptogame desenvolvido pela Uplandme para FIFA. (Imagem: Reproduçã/Site oficial da Upland)

Para ficar mais por dentro da Copa do Mundo do Catar do conforto das suas casas — e com a possibilidade de ganhar prêmios — os gamers também poderão fazer visitas imersivas nas réplicas virtuais dos estádios oficiais do evento.

Matchday Challenge: FIFA World Cup Qatar 2022 Edition

Jogos de cartas nunca saem de moda e são escolhas para diversão de públicos de diferentes faixas etárias. Não à toa, este game Web 3 se volta ao “jogo de baralho tradicional”, mas, ainda assim, alinhado a muita tecnologia. 

Em outras palavras, o “Matchday Challenge: FIFA World Cup Qatar 2022 Edition” tem como alvo a emoção dos fãs de futebol por meio de um jogo de cartas com característica no qual os jogadores competem para ver quem tem as melhores previsões sobre o torneio.

Representação de alguns cards dos jogadores selecionados para a Copa do Mundo 2022 que estarão no criptogame (Imagem: Reprodução / site oficial da Matchday)

FIFA World Cup Qatar 2022 on Phygtl

Em destaque dos anteriores, o game desenvolvido pela Phygtl é um aplicativo mobile que tem o intuito de “levar o entusiasmo da Copa do Mundo 2022 a um nível totalmente engajador e imersivo”.

O app, que ainda está sendo desenvolvido, permitirá que os fãs do futebol criem suas próprias “recompensas digitais” —  que pode ser associado a fotos e vídeos selecionados do maior evento de futebol do mundo, por exemplo —  e ganhem um “fragmento limitado” do mundo real.

FIFA e blockchain: deu match

A Copa do Mundo FIFA 2022 está quase aí e somente o Catar, anfitrião do evento, gastou quase US$ 220 bilhões para receber cerca de 1,5 milhão de visitantes de todo o mundo.

Com adoção e aceitação crescente do universo que envolve blockchain, a FIFA está ignorando completamente o bear market e apostando na tecnologia visando o longo prazo.

Deixando o preconceito de lado, a Web 3 é um universo novo que está sendo criado e, desse modo, a união das duas gigantes pode ser o momento de virada para o renascimento da tendência de alta do criptomercado.

Gostando ou não, os criptogames da FIFA, no mínimo, vão gerar extremo interesse e mais confiança para a tecnologia, uma vez que a entidade é uma das mais respeitadas — e amada — do globo.

Mayara é co-autora do livro “Trends – Mkt na Era Digital”, publicado pela editora Gente. Multidisciplinar, apaixonada por tecnologia, inovação, negócios e comportamento humano.

*As informações, análises e opiniões contidas neste artigo são de inteira responsabilidade do autor e não do InvestNews.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.