Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa fecha em alta de 2,7% com Brasil na Copa e feriado nos EUA; dólar cai

Ficaram no radar notícias de que Lula não será intervencionista na Petrobras e que Pérsio Arida pode integrar novo governo.

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, operou e encerrou em alta nesta quinta-feira (24), dia marcado por baixa liquidez, diante da ausência de Wall Street pelo feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos e jogo da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo. O dólar, por sua vez, teve dia de queda.

No dia, o Ibovespa avançou 2,75%, aos 111.831 pontos. Já o dólar recuou 1,18%, negociado a R$ 5,3100.

Cenário interno

Parte do alívio, após duas quedas seguidas do Ibovespa, teve respaldo na decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, de rejeitar ação da coligação do presidente Jair Bolsonaro (PL) pedindo uma verificação extraordinária do segundo turno eleitoral.

No começo da semana, a representação no TSE adicionara ruído a um mercado já melindrado com as perspectivas fiscais do país e a ausência de definições sobre a equipe ministerial do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Essas questões (fiscal/ministérios), porém, mantêm o Ibovespa oscilando em margens estreitas, uma vez que sem decisões definitivas não há catalisadores para motivar compras – ou vendas.

De acordo com a XP Investimentos, as questões políticas locais seguem como o principal gatilho para a movimentação dos preços dos ativos locais e o foco continua na proposta de emenda constitucional que permitiria gastos acima do teto em 2023.

“Agentes financeiros seguem adicionando prêmios de risco aos ativos locais, em meio às indefinições relacionadas ao montante de gastos que deve ficar fora do teto nos próximos anos”, observaram eles em comentário a clientes.

Além disso, notícias de que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva não será intervencionista na Petrobras, bem como de que o economista Pérsio Arida pode integrar o novo governo, serviram como argumento para investidores locais irem às compras.

O penúltimo pregão da semana também incluía mais um dado mostrando aceleração da inflação no Brasil. O IPCA-15 de novembro subiu 0,53%, depois de alta de 0,16% no mês anterior, puxado por preços de combustíveis. A expectativa em pesquisa da Reuters era de avanço de 0,56%.

No Catar, o Brasil estreou na Copa do Mundo contra a seleção da Sérvia, com vitória de 2 a 0. Durante a partida, o volume de negociações na bolsa de valores brasileira pouco mudou. 

Bolsas mundiais

Europa

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em nova máxima de três meses nesta quinta-feira, liderado por ganhos nas ações imobiliárias depois que a ata da reunião de novembro do Federal Reserve sinalizou uma desaceleração no ritmo de elevações da taxa de juros.

  • Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,02%, a 7.466,60 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,78%, a 14.539,56 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,42%, a 6.707,32 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,61%, a 24.730,89 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 ficou estável, a 8.388,10 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,16%, a 5.880,12 pontos.

Ásia e Pacífico

Homem usa máscara de proteção dentro da Bolsa de Valores de Xangai 28/02/2020 REUTERS/Aly Song

As ações da China caíram nesta quinta-feira, uma vez que as preocupações com os casos recorde de covid-19 no país ofuscaram o otimismo com novo estímulo econômico.

Já as ações de Hong Kong acompanharam os mercados asiáticos em meio às esperanças de que o ritmo de juros nos Estados Unidos irá desacelerar.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,95%, a 28.383 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,78%, a 17.660 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,25%, a 3.089 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,44%, a 3.756 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,96%, a 2.441 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,20%, a 14.784 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,10%, a 3.252 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,14%, a 7.241 pontos.

*Com informações da Reuters.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.