Siga nossas redes

Finanças

Ibovespa fecha em forte queda e dólar encerra a R$ 5,41 após falas de Haddad

Na semana, índice da B3 acumulou alta de 0,10%.

O Ibovespa fechou em forte queda nesta sexta-feira (25), mas teve alta semana, com agentes financeiros incertos sobre o rumo fiscal do país e sobre quem comandará o Ministério da Fazenda – principalmente depois do discurso de Fernando Haddad (PT) e especulações de que a pasta será ocupada por um perfil mais político. O dólar, por sua vez, teve movimento contrário, encerrando a sessão e a semana em alta.  

No dia, o Ibovespa recuou 2,55%, aos 108.977 pontos, mas acumulou alta de 0,10% na semana. Já o dólar avançou 1,89%, negociado a R$ 5,4103 nesta sessão, subindo 0,68% na semana. 

Nesta sessão, a expectativa era de que o fechamento antecipado dos pregões em Nova York, ainda relacionado ao feriado do Dia de Ação de Graças na véspera, reduzisse a liquidez no mercado brasileiro.

  • Confira mais destaques, assista ao Boletim InvestNews:

Cenário interno

Em evento da Febraban em São Paulo nesta sexta-feira, o ex-ministro Fernando Haddad, apontado na mídia como favorito de Lula para assumir a Fazenda, afirmou que não foi convidado para o ministério.

Ele também afirmou que a determinação clara de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito para o próximo mandato, é dar prioridade à reforma tributária no início do governo e que acredita que o diálogo permitirá um denominador comum para solucionar a questão da PEC da Transição.

Ex-ministro Fernando Haddad concede entrevista em São Paulo 28/10/2012 REUTERS/Amanda Perobelli

A afirmação sobre o Ministério da Fazenda não convenceu, enquanto o tom generalista do discurso decepcionou aqueles que esperavam uma sinalização mais rigorosa do ponto de vista fiscal.

Para Luis Novaes, analista na Terra Investimentos, o fato de ele ter sido escolhido por Lula para ser seu porta-voz em evento de grande repercussão para o mercado foi visto como sinal claro de que há uma significativa possibilidade de ele ser o próximo ministro da Fazenda.

“E essa é uma escolha que não agrada o mercado por ser um nome, sobretudo, político”, acrescentou. “As pautas que o mercado vê com maior importância poderiam ser postas em um plano secundário, tendo em vista a visão do ministro. Portanto, a reação nesse primeiro momento é negativa.”

Na visão de Alfredo Menezes, gestor e sócio da Armor Capital, o discurso de Haddad decepcionou. “Ele foi supérfluo sobre responsabilidade fiscal e o mercado esperava algo mais forte”, acrescentou.

Na véspera, notícias de que o presidente eleito Lula não será intervencionista na Petrobras, bem como de que o economista Pérsio Arida pode integrar o novo governo, serviram como argumento para investidores locais irem às compras.

Mas o fôlego não se sustentou nesta sessão, uma vez que seguiu aberta a questão sobre o ministério de Lula e a PEC da Transição não apresenta avanços concretos, embora a sinalização seja de que o texto final possa ser menos ruim, na visão do mercado, do que a primeira proposta.

A falta de acordo político levou a mais um adiamento da apresentação do PEC que, na melhor das hipóteses, deve ser protocolado pelo autor, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), apenas na terça-feira da semana que vem.

Para Werner Roger, gestor e sócio-fundador da Trígono Capital, a forte queda de papéis de consumo, varejo e tecnologia, reflete justamente do receio de que um descontrole fiscal possa exigir que o Banco Central adie planos de reduzir a taxa Selic.

No exterior, a última sessão da semana era de variações comedidas em Wall Street, que fechará mais cedo, com investidores monitorando de perto as grandes varejistas em meio às vendas da Black Friday.

Bolsas Mundiais

Wall Street

O Nasdaq fechou em baixa nesta sexta-feira, com pressão da Apple Inc em pregão de negociações tímidas e encurtado por feriado, conforme investidores observaram as vendas da Black Friday e o aumento de casos de covid-19 na China.

O Dow Jones Industrial Average avançou 0,45%, para 34.347,03 pontos. O S&P 500 0,03%, a 4.026,12 pontos, enquanto o Nasdaq Composite caiu 0,52%, para 11.226,36 pontos.

Europa

O índice pan-europeu STOXX 600 encerrou estável nesta sexta-feira, em seu sexto ganho semanal consecutivo, já que esperanças de desaceleração dos aumentos da taxa de juros compensaram uma liquidação no setor imobiliário e um golpe nas ações de varejistas por temores de uma temporada de compras de fim de ano turbulenta.

O STOXX 600 fechou em alta de 0,02%, a 440,73 pontos, e atingiu máxima em três meses no início desta semana.

  • Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,01%, a 14.541,38 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,08%, a 6.712,48 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,05%, a 24.718,81 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 fechou estável, a 8.416,60 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,04%, a 5.877,95 pontos.

Ásia e Pacífico

As ações da China subiram, impulsionadas pelas incorporadoras imobiliárias após as últimas medidas do país para sustentar o setor, enquanto as ações de Hong Kong foram pressionadas por empresas de tecnologia após a China informar novo recorde de casos diários de Covid-19.

O índice CSI 300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com alta de 0,5%, enquanto o índice de Xangai ganhou 0,4%. O índice Hang Seng de Hong Kong teve queda de 0,49%.

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,35%, a 28.283 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,49%, a 17.573 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,40%, a 3.101 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,50%, a 3.775 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,14%, a 2.437 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,04%, a 14.778 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,26%, a 3.244 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,24%, a 7.259 pontos.

*Com informações da Reuters.

Este conteúdo é de cunho jornalístico e informativo e não deve ser considerado como oferta, recomendação ou orientação de compra ou venda de ativos.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.