Siga nossas redes

Finanças

Morning Call: Fed hawkish não assusta mercados e Santander divulga balanço

Juros nos EUA sobem 0,25 p.p. e no Brasil se mantém em 13,75, ambos resultados em linha com expectativas. Além de dados do mercado de trabalho e balanços nos EUA, os investidores devem analisar o balanço do Santander.

Os mercados acompanharam ontem (1) a decisão do Fed de elevar os juros em 0,25 ponto percentual para a atual faixa de 4,50% e 4,75%, resultado em linha com expectativas, apesar das falas do presidente do banco central dos EUA reforçar o objetivo de luta contra a inflação que permanece elevada. Jerome Powell citou a inflação de serviços em níveis altos e afirmou que novas altas são necessárias, causando uma discussão entre os agentes de mercado sobre a possibilidade de mais elevações nos juros do que antecipado pelos investidores.

Apesar disso, o mercado preferiu focar nos dados econômicos como o relatório ADP de vagas privadas, que registrou uma diminuição das 253 mil em dezembro para 106 mil em janeiro, resultado abaixo das expectativas indicando desaceleração econômica, e do relatório JOLTs de vagas em aberto que trazia um dado mais defasado referente a dezembro com 11 milhões de vagas após as 10,4 milhões de novembro. No encerramento do dia, o índice Nasdaq subiu 2%, o S&P 500 teve avanço de 1,05% enquanto o Dow Jones registrou uma alta mais modesta de 0,02%.

Mercados hoje

  • Ásia: os índices asiáticos tiveram um dia majoritariamente de alta com ganhos de 0,20% no Nikkei, 1,14% no Taiex, 0,78% no Kospi e 0,02% em Shanghai enquanto em Hang Seng houve uma queda de 0,05%.
  • Europa: o mercado europeu registra ganhos no começo do dia repercutindo a decisão de juros pelo Fed enquanto aguarda as decisões de juros pelo do Reino Unido e da zona do Euro. São esperadas altas de 0,50 p.p. para ambos, elevando os juros britânico de 2% para 2,50% e o europeu de 2,50% para 3% caso as expectativas se confirmem. Os ganhos em bolsas eram de 1,57% no DAX, 0,68% no FTSE, 0,59% no CAC, 1,59% no IBEX e 1,15% no Euro Stoxx.
  • EUA: os investidores acompanham hoje a divulgação dos pedidos iniciais por seguro desemprego que podem ter uma aceleração de 186 mil para 200 mil de acordo com projeções de mercado enquanto os balanços da Apple, Alphabet, Amazon, Starbucks e Ford são aguardados hoje (1). Os pré-mercados apresentam ganhos de 1,40% do índice Nasdaq e 0,52% no S&P 500 enquanto o Dow Jones recua 0,11%.
  • Commodities: as commodities metálicas recuperam as perdas de ontem (1) com altas de 3,69% da Prata, 2,82% da Platina, 1,42% do Ouro e 1,22% do Cobre enquanto as commodities energéticas têm perdas leves no começo do dia de 0,51% do Petróleo Brent e 0,33% do Petróleo WTI.

Selic mantida em 13,75% ontem e balanço do Santander hoje

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (1º) manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano, na primeira reunião de 2023 e sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão veio em linha com as expectativas do mercado, que interpretou o comunicado do BC como mais duro que os anteriores.

É a quarta vez seguida que o órgão deixa a Selic inalterada. Esse é o patamar mais alto dos juros da economia desde novembro de 2016.

E a expectativa dos investidores em relação aos balanços do 4T22 segue alta, em especial para as empresas do setor de varejo e bancário. Hoje (1) o Santander divulga seus números que devem servir como base para que o mercado entenda os efeitos do aumento de provisões por conta da inadimplência mais alta por conta de juros elevados e também pelo caso Americanas, já que o banco segue como um dos mais expostos à varejista.

Abra sua conta! É Grátis

Já comecei o meu cadastro e quero continuar.