Resumo da semana anterior (06-10/02)

O Ibovespa sentiu a pressão das críticas do governo atual ao Banco Central e sua atuação contra a inflação e registrou uma queda semanal de 0,41% . Entre os dados da semana passada, o IPCA de janeiro cresceu 0,53% e desacelerou a alta em 12 meses de 5,79% para 5,77% enquanto entre os destaques corporativos estão os resultados do Itaú e Bradesco.

No exterior, o S&P 500 encerrou a semana com queda de 0,71% repercutindo os resultados corporativos e um novo patamar de juros máximos nos EUA cogitados após dados fortes do mercado de trabalho norte-americano ainda preocupar o Fed.

Mercados hoje

Os investidores acompanham durante a semana a divulgação na terça-feira (14) do Índice de Preços ao Consumidor, o CPI, dos EUA referente ao mês de janeiro que deve influenciar a maneira como o mercado projeta o caminho dos juros no país.

Temporada de balanços continua e política monetária segue em foco

Na manhã desta segunda-feira (13), Roberto Campos Neto, presidente do BC participa da uma reunião com o presidente da Febraban, Isaac Sidney, e os presidentes dos três bancos privados, e mais tarde será transmitida a participação muito esperada de Roberto Campos Neto no programa RodaViva às 22:00 onde ele poderá responder a perguntas cruciais sobre a atuação do BC, sua independência, a vivência com integrantes do governo atual e a possível mudança na meta de inflação

O mercado acompanha também a reunião do CMN, Conselho Monetário Nacional, que ocorre na quinta-feira (16) com expectativas que conversas relacionadas à mudança na meta da inflação do BC aconteçam.

E a temporada de balanços continua hoje com os números do Banco do Brasil, BTG, Carrefour e São Martinho.